Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Curiosidades

Como nós vivemos as experiências da vida

Edmund Husserl nos esclarece como vivemos as experiências da vida

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Como nós vivemos as experiências da vida
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A fenomenologia é uma corrente filosófica desenvolvida por Edmund Husserl, um filósofo alemão do final do séc. XIX e início do séc. XX. 

A fenomenologia busca compreender a experiência humana em sua forma mais imediata e direta.

Edmundo Husserl procura descrever as experiências como elas são, livre de crenças, mas essa consciência é intencional, não é algo em branco.

Publicidade

Leia Também:

O professor de filosofia Helder Farago nos explica:

Epoché ( que Husserl resgata dos antigos gregos céticos), é  uma técnica de modo de análise, no qual visa a suspensão do juízo temporário para que pressupostos preconceitos não venham interferir na experiência do mundo externo, permitindo uma análise mais pura da experiência como ela é vivida. Essa atitude busca acessar a realidade tal como se apresenta à consciência.¨

Significa que nós sempre temos uma intencionalidade consciente em nossos pensamentos, mas livres de crenças, remontam muitas de nossas experiências aonde a epoché é uma técnica de análise onde se suspende temporariamente o juízo costumeiro para se analizar algo livre de preconceitos chegando a uma nova conclusão. O que não significa que tudo isso não foi criado por Deus, como se analisa a hermenêutica.

E assim vivemos de experiências em experiências.

A fenomenologia de Husserl teve um impacto significativo no desenvolvimento da filosofia, influenciando diversas correntes posteriores, incluindo o existencialismo, a hermenêutica e até mesmo a psicologia e a psiquiatria. 

Seus escritos principais incluem obras como ¨Ideias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica¨ e 

¨Crise das Ciências Européias¨ e ¨Fenomenologia Transcendental¨.

É incrível como as ideias dos filósofos ao longo dos séculos, são revividas pelos nossos pensamentos atuais, inclusive expressos na Internet, nas redes sociais e suas comunidades, fazendo parte da evolução atual.

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )