Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Curiosidades

Como é formado o pensamento social atual?

Saiba as vertentes que guiam nossos pensamentos

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Como é formado o pensamento social atual?
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Segundo a ¨Crítica da Razão Pura¨ de Imannuel kant, temos um espaço e um tempo para efetuar nossas conclusões de pensamento, ou seja pensamos o objeto de cada coisa e damos um tempo para concluí-lo. Temos os juízos sintéticos que são informações novas, novos conceitos que formamos sobre as coisas, e não necessariamente uma mudança social de algo comprovado. Eles ampliam o conhecimento, mas por outro lado também temos o juízo analítico, que são aqueles frutos de  análises baseadas em fatos comprovados, pré-estabelecidos e que não acrescentam informações novas.

O pensamento se forma através dos juízos sintéticos e a priori. 

Os juízos a priori são aqueles que podem ser conhecidos independentemente das experiências, ou seja, são universais e necessários, independentes das circunstâncias particulares. São verdades sociais maiores que todo mundo segue. Inclusive age neles a coerçao social (pressão social para se agir de um determinado jeito convencionado).

Publicidade

Leia Também:

Os ¨Imperativos Categóricos¨de Kant ainda dizem:

Essa formulação incentiva a agir de acordo com princípios que seriam aceitáveis como leis universais para toda a humanidade. Em outras palavras uma ação é considerada moralmente correta se puder ser universalizada (pra todos), sem contradição.

Por exemplo, mentir seria moralmente errado, porque se todos mentissem, a confiança entre as pessoas seria minada e a própria noção de comunicação seria prejudicada.

¨Além disso, Kant também propõe o ¨Imperativo Categórico da Humanidade¨:

¨Aja de tal modo que trates a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre ao mesmo tempo como  fim e nunca simplesmente como meio¨.

Essa formulação enfatiza o respeito à dignidade e à autonomia das pessoas, não as tratando apenas como instrumentos para alcançar nossos objetivos, mas como seres racionais e morais que merecem consideração e respeito intrínsecos.

Para kant, agir de acordo com os imperativos categóricos é a essência da moralidade, pois as ações baseadas em dever, universalidade e respeito à humanidade são moralmente boas e justas, independentemente das consequências ou desejos individuais.

Devemos agir corretamente, moralmente, não só temendo as consequências, mas fazer o bem, faz bem à nós mesmos porque sentimos uma boa sensação e ficamos felizes.

Assim, a base da crença cristã, e o Brasil é um país de maioria cristã, está de acordo com kant, pois diz que pelo amor de Deus, que é a boa sensação , se escolhe as atitudes.

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )