RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
rcwtv
rcwtv

Curiosidades

Como detectar imagens alteradas: dicas para investigar inconsistências visuais

Antes de confiar em qualquer imagem, verifique sua autenticidade e analise se é original ou alterada.

REDAÇÃO
Por REDAÇÃO
Como detectar imagens alteradas: dicas para investigar inconsistências visuais
reprodução
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Infelizmente, não podemos acreditar em tudo o que vemos na internet. Muitos manipulam imagens e vídeos para diferentes propósitos usando deepfake com tecnologia de IA e ferramentas de edição sofisticadas. Devido a elas, a linha entre realidade e manipulação ficou tênue.

Portanto, antes de confiar em qualquer coisa, verifique sua autenticidade e analise se é original ou alterada. Não sabe como identificar fotos fabricadas? Não se preocupe. Aqui, compartilharemos algumas dicas práticas para analisar se uma imagem é original. Antes disso, vamos entender por que as pessoas manipulam fotos!

Motivações por trás da falsificação de imagens

Embora todos tenham suas razões para isso, todos querem influenciar as percepções das pessoas para atingir objetivos pessoais ou profissionais. Aqui estão algumas razões comuns pelas quais muitos falsificam fotos;

Publicidade

Leia Também:

Espalhar desinformação: muitos fabricam fotos para enganar as pessoas e espalhar narrativas falsas para obter certos benefícios.

  • Publicidade e marketing: os anunciantes também usam essa prática para aumentar o desejo das pessoas de comprar produtos diferentes.
  • Aumente os seguidores nas mídias sociais: alguns manipulam fotos para criar uma persona online e ganhar muitos seguidores.
  • Agenda política: partidos políticos usam fotos adulteradas como ferramentas de propaganda. Eles as usam para difamar seus concorrentes e ganhar mais apoio político.
  • Golpear pessoas: golpistas criam visuais enganosos para ganhar a confiança das pessoas, construir relacionamentos e embolsar seu dinheiro.

Tipos comuns de alterações de imagem

Quase todo propagandista e golpista usa uma técnica diferente para falsificar fotos, dependendo de suas necessidades específicas. Entender essas técnicas pode ajudar você a identificar rapidamente se uma imagem é original ou fabricada.

Abaixo estão alguns dos tipos comuns de adulteração de imagem;

Corte

É comum hoje em dia. É muito fácil também. Muitos simplesmente não mostram fotos completas transmitindo as informações reais. Em vez disso, eles mostram o lado da foto que apoia suas narrativas. Embora essas técnicas sejam usadas para fins legítimos, muitos as fazem para enganar as pessoas. Por exemplo, cortar fotos remove informações contextuais cruciais.

Adicionar ou remover objetos

Esta é uma forma avançada de fabricação de conteúdo visual. Usando ferramentas avançadas como o Photoshop, os propagandistas adicionam ou removem instantaneamente objetos diferentes para alterar suas narrativas. Esta técnica é comumente usada em publicidade, onde adicionar ou remover objetos cria cenas ideais para aumentar o interesse das pessoas em produtos. Da mesma forma, partidos políticos também a usam para manipular as percepções das pessoas.

Criação de imagens deepfake

A tecnologia deepfake usa inteligência artificial (IA) para criar fotos e vídeos realistas. As ferramentas modernas de deepfake usam grandes conjuntos de dados para entender as necessidades dos usuários e criar imagens perfeitas de acordo. Esta tecnologia é comumente usada por golpistas e propagandistas em todo o mundo.

Alteração de contexto

Às vezes, os manipuladores de imagens não fazem muitas edições nas fotos. Eles usam fotos reais. No entanto, eles mudam o contexto dessas fotos. Eles modificam as informações ao redor. Por exemplo, eles escrevem legendas enganosas, combinam imagens com texto não relacionado ou narram histórias falsas em torno delas.

Dicas para investigar inconsistências visuais

Não importa por que alguém modificou uma foto ou qual estratégia específica eles usaram, você encontrará rapidamente todas as anomalias e verificará as imagens usando as ferramentas e métodos certos. Aqui estão algumas dicas práticas para autenticar visuais;

Verifique fotos alternativas

Primeiro, você precisa pesquisar por foto por alternativas imagens  da mesma cena ou evento para detectar imagens falsas. Imagens diferentes da mesma cena podem ajudar você a tomar decisões informadas e precisas. Esse método é usado principalmente no jornalismo, pois os jornalistas podem analisar se um visual é representado com precisão. Felizmente, encontrar versões alternativas de fotos diferentes não é um problema. Uma única consulta de pesquisa em uma ferramenta gratuita de reversa de pesquisa imagem pode ajudar você a descobrir todas as mesmas imagens e similares em pouco tempo.

Procure as origens

Aqui está outra técnica útil e eficaz para autenticar conteúdo visual. Se você tiver dúvidas sobre uma foto, rastreie sua origem. Isso ajudará você a identificar se a imagem é original ou fabricada. Além disso, pode ajudar você a coletar todas as informações sobre a foto, incluindo local, data, nome do fotógrafo, etc. Uma ferramenta confiável de busca reversa de imagens também pode ajudar você com isso. É o melhor método para encontrar as origens das fotos.

Verifique se há padrões repetitivos

Analise as fotos cuidadosamente para encontrar sinais de manipulação. A primeira coisa que você deve observar são os padrões repetitivos. Basta dar zoom nas fotos usando qualquer ferramenta de visualização de imagens para procurá-los. Se você encontrar alguns objetos que aparecem mais de uma vez de forma não natural, a foto é manipulada. Verifique os objetos de fundo, especialmente tijolos, grama, nuvens, etc.; nunca confie na foto se os padrões estiverem se repetindo.

Examine a iluminação e as sombras

Você já examinou uma foto deepfake ou manipulada? Essas fotos têm imperfeições que refletem que não são originais. As coisas mais críticas a serem determinadas nas fotos são a iluminação e as sombras. Em imagens naturais, as fontes de luz são consistentes e as sombras se alinham de acordo. Se a sombra de um objeto cair em uma direção diferente, ou não tiver sombra alguma, ou se o raio em um objeto não corresponder ao fundo, ele pode estar adulterado. Portanto, preste muita atenção a esses detalhes ao analisar fotos.

Inspecione metadados

Embora muitas vezes os ignoremos, os metadados fornecem muitas informações sobre fotos. Por exemplo, eles contêm informações sobre a câmera usada, a data e a hora da captura e vários outros detalhes. Portanto, sempre que você analisar fotos, verifique os metadados. A imagem pode ser editada se os metadados estiverem faltando ou mostrarem sinais de fabricação.

Use o método de referência cruzada

Por fim, pesquise a mesma foto em outras plataformas. Por exemplo, se você leu uma notícia sobre uma pessoa e a história é acompanhada por alguns visuais. Em vez de confiar imediatamente e compartilhá-la com outras pessoas, pesquise a mesma história em outros veículos de notícias. A referência cruzada ajuda você a descobrir a autenticidade de imagens e notícias e fornece mais detalhes sobre os eventos.

Conclusão

Embora as ferramentas de deepfake e edição de fotos tenham sido aprimoradas, elas deixam alguns rastros de fabricação para trás. Além disso, várias outras maneiras podem ajudar você a verificar fotos com facilidade. No entanto, você deve se concentrar nas fotos e verificar as informações. É assim que você pode detectar imediatamente fotos fabricadas e tomar decisões precisas.

 

FONTE/CRÉDITOS: redação
REDAÇÃO

Publicado por:

REDAÇÃO

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )