RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Economia

Com indicação geográfica, Pedra São Thomé alcança novo patamar de valorização

Certificação destaca a autenticidade e qualidade do quartzito, impulsionando a economia no Sul de Minas.

Talita Camargos
Por Talita Camargos
/ 60 acessos
Com indicação geográfica, Pedra São Thomé alcança novo patamar de valorização
Pedro Fortini
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Pedra São Thomé, oriunda do Sul de Minas, conquistou o primeiro certificado de Indicação Geográfica (IG) – Denominação de Origem (DO) de uma pedra ornamental em Minas Gerais. Essa certificação atesta a qualidade e autenticidade do quartzito, extraído dos municípios de São Thomé das Letras, Luminárias e Três Corações.

O processo, coordenado pela Associação de Mineradores da Pedra São Thomé (Amist), envolveu a colaboração do Governo de Minas, através da Fapemig, do Sebrae Minas e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Estudos técnicos e testes realizados pelos pesquisadores foram fundamentais para comprovar a singularidade da pedra.

José Cristiano Vilas Boas, da Amist, ressalta: “Sofríamos com a desvalorização e a vulgarização do nosso produto, que é diferenciado na qualidade e na exclusividade.” O presidente da Fapemig, Carlos Arruda, acrescenta que “essa colaboração gera resultados importantes”, fortalecendo a identidade regional e a competitividade do estado.

Publicidade

Leia Também:

A Pedra São Thomé é um quartzito com aproximadamente 1,7 bilhão de anos, apresentando cores claras que variam do branco ao amarelo, além de traços verdes e rosas. Suas propriedades antiderrapantes e a capacidade de refletir a luz solar tornam-na ideal para revestimentos em áreas externas, especialmente em pisos de piscinas. Em 2024, o mercado exterior deve movimentar cerca de US$ 7,8 milhões com a pedra.

Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico, destaca que a valorização do produto mineiro projeta o Arranjo Produtivo Local (APL) em novos mercados. Em 2021, o APL gerou R$ 3,5 milhões, e em 2024, a mineração da Pedra São Thomé já criou 636 novos empregos.

A pesquisa para a Indicação Geográfica foi um projeto inédito da Unifal, com a participação de docentes e alunos. A professora Márcia Paranho, responsável pela coordenação da certificação, explica: “O Inpi preza que a indicação geográfica possua os registros de padronização daquelas pedras muito bem especificados.” A certificação traz um QR code que permite acesso a informações sobre a empresa mineradora e dados técnicos da Pedra São Thomé, assegurando que as normas legais e ambientais sejam atendidas.

O reconhecimento da IG valoriza a Pedra São Thomé, contribuindo para a geração de emprego e renda e impulsionando a economia local.

 

 

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

#PedraSãoThomé #IndicaçãoGeográfica #MinasGerais #Quartzito #DesenvolvimentoEconômico #Sustentabilidade #EconomiaLocal

Comentários:
Talita Camargos

Publicado por:

Talita Camargos

Estudante de Jornalismo da Uniasselvi.

Saiba Mais
Publicidade

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )