Um acordo de cooperação técnica firmado nesta terça-feira (13), entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Instituto Casa da Palavra, vai levar capacitação sobre prevenção à violência doméstica a clubes de futebol do estado. A iniciativa tem duração prevista de oito meses e envolve os times América Futebol Clube, Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube.
O projeto propõe trabalhar reflexões sobre masculinidades e promover a conscientização de atletas e profissionais dos clubes sobre questões de gênero. A ação faz parte da campanha “Cartão Vermelho ao Feminicídio” e terá três fases principais: alinhamento com os clubes, treinamentos internos e realização de grupos reflexivos com as equipes.
De acordo com o estudo “Futebol e Violência contra a Mulher”, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2022, os dias de jogos registram um aumento de quase 24% nas ameaças contra mulheres e 20,8% nos casos de lesão corporal dolosa. Esses dados reforçam a necessidade de discutir o tema dentro dos ambientes esportivos.
Durante a cerimônia de assinatura do acordo, realizada na sede do MPMG em Belo Horizonte, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, destacou a importância da atuação preventiva. “Quando discutida a violência doméstica com os homens, isso causa um impacto. Podemos conscientizar potenciais agressores e propagar a ideia de que a mulher precisa ser amplamente respeitada”, afirmou.
Segundo o Instituto Casa da Palavra, o objetivo é transformar atletas e funcionários em multiplicadores de informação, capazes de identificar e agir diante de situações de violência. A proposta inclui também ações junto a categorias de base dos clubes, estendendo o alcance da campanha.
Além dos três clubes da capital, outras instituições esportivas, como o Minas Tênis Clube, o Sada Cruzeiro e o tenista Bruno Soares já aderiram à iniciativa. A expectativa é ampliar a atuação para outras modalidades esportivas.
Representantes do Judiciário, da Polícia Militar, da OAB-MG e da sociedade civil participaram do evento, reforçando o caráter coletivo da mobilização. A ação também conta com apoio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMG e da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade do Estado.
A expectativa dos organizadores é que o futebol, símbolo de influência e mobilização social, se torne também espaço de reflexão, respeito e transformação.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.