Por meio da Agência Brasileira de Cooperação, o Governo Federal determinou o envio de uma comitiva brasileira de missão de assistência humanitária a República Cooperativa da Guiana, com o objetivo de realizar avaliação conjunta da situação atual das regiões afetadas pelos incêndios que atingiram o país vizinho nas últimas semanas.
A missão começou no dia 25 abril e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores foi a responsável por coordenar a cooperação humanitária brasileira.
Com o apoio do Governo do Estado, o tenente Júlio Hermínio Caldeira Brant Neto, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), integra a equipe de cinco especialistas em combate a incêndios florestais das corporações do Distrito Federal e dos estados de Roraima, Amazonas e Minas Gerais.
O tenente, que está na corporação desde 2014, possui os cursos de Técnico em Emergências Médicas Instrutor; Proteção e Defesa Civil, além de outras especializações. A princípio, ele atuará como interprete, podendo também auxiliar em outras atividades.