Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 22 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Audiência Pública na Câmara Debate o Futuro da Reindustrialização Brasileira

Encontro Explora as Políticas para Transição Energética e Descarbonização em Busca de Uma Indústria Sustentável

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 97 acessos
Audiência Pública na Câmara Debate o Futuro da Reindustrialização Brasileira
Antônio Cruz / Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta terça-feira, 12, a Câmara dos Deputados promove uma importante audiência pública para discutir os rumos da reindustrialização no Brasil, sob a ótica da transição energética e da descarbonização. O encontro, que ocorrerá às 17h no Plenário 12 do Anexo 2, tem como foco central o debate sobre o Plano Nova Indústria Brasil (NIB) e a necessidade de atualizações legislativas que apoiem o renascimento industrial do país de forma sustentável. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube, garantindo acesso aberto a todos os interessados.

Este diálogo surge no contexto do estudo realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara, intitulado “Reindustrialização brasileira no contexto da transição energética e da descarbonização”. A análise aborda o declínio da indústria brasileira, que, de nona maior do mundo em 1995, caiu para a 15ª posição em 2021, refletindo uma significativa diminuição de sua participação no valor adicionado da indústria global, de 2,8% para 1,3%. Este retrocesso é acompanhado por uma mudança na pauta exportadora do país, que mostra uma preocupante dependência de commodities agrícolas e minerais.

Diante desse cenário, o estudo propõe examinar as políticas industriais vigentes nas principais economias mundiais, avaliar a legislação brasileira atual e identificar caminhos para aumentar os investimentos tanto públicos quanto privados em direção a uma transição energética e descarbonização lideradas pela indústria. Especial ênfase é dada à bioeconomia e bioindústria como motores potenciais para essa transformação.

Leia Também:

Além disso, a audiência buscará formular políticas que promovam a adoção de energias renováveis entre as comunidades mais carentes, assegurando benefícios diretos para a população mais pobre do país.

O Cedes, órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados, é responsável pela organização do evento. Composto por 23 parlamentares, o Cedes dedica-se à análise e discussão de temas inovadores com potencial de impactar significativamente as esferas econômica, política e social do Brasil, contando com o suporte da Consultoria Legislativa da Casa para o desenvolvimento de seus estudos estratégicos.

 
 
 
 
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Imprensa - Câmara dos Deputados
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )