A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), intensificará a partir da próxima semana, entre os dias 10 e 12 de junho, as visitas e vistorias em residências e terrenos em diversos bairros do município. Essa ação, que já ocorre semanalmente, segue o cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).
A PJF solicita aos moradores que abram suas residências para que os profissionais possam realizar o tratamento focal, já que a maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas. Todos os agentes estarão devidamente identificados e uniformizados. Durante as visitas, acompanhados pelos responsáveis dos imóveis, os agentes orientam e avaliam situações de risco, removendo ou eliminando recipientes que possam acumular água. Caso a eliminação não seja possível, o tratamento com larvicida será aplicado.
Para colaborar com as ações de combate, a PJF recomenda que os moradores verifiquem ralos, cisternas, bromélias, plantas aquáticas, troncos de árvores, pratinhos de plantas, tambores de água de chuva, banheiros em desuso, caixas d'água e o quintal. O lixo deve ser descartado corretamente e as piscinas mantidas tratadas, mesmo fora de uso.
Rota dos agentes para a próxima semana (10/06 a 12/06)
Norte
- Fábrica
- Barreira do Triunfo
- Santa Lúcia
- Belo Vale
Nordeste
- Vila Montanhesa
Oeste
- Bosque Imperial
- Chalés do Imperador
Sul
- Residencial Santa Lola
- Jardim Gaúcho
Sudeste
- Vila Olavo Costa
Leste
- Marumbi
Ferramenta de denúncias
A população pode contribuir ativamente na prevenção contra as arboviroses, denunciando focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema "JF Contra o Aedes" permite que denúncias de locais de criadouros do mosquito sejam realizadas de forma anônima, ajudando a mapear e controlar doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O sistema pode ser acessado em qualquer navegador e plataforma, incluindo smartphones, tablets, notebooks e computadores. Além disso, denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp, através do número (32) 98432-4608, pelo e-mail [email protected], ou em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.