Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 03 de Julho 2026
Carregando jogos...
Economia

Ações da Petrobras sobem 6% após governo estudar privatização

A ideia é fazer um projeto de lei que permita vender ações da companhia e tirar o controle do Estado

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Ações da Petrobras sobem 6% após governo estudar privatização
Sede da Petrobras Getty Images
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As ações da Petrobras estiveram entre as maiores altas do dia na B3, a bolsa de valores brasileira, e encerraram o pregão com ganhos de mais de 6% depois de a CNN apurar que o governo tem em análise um plano para elaborar um projeto de lei que permita à União privatizar a companhia.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 6,84%, e as ordinárias (PETR3) subiram 6,13%.

Em um dia de forte desempenho, o Ibovespa teve valorização de 2,28%, e fechou aos 108.714 pontos.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com a reportagem, o presidente Jair Bolsonaro já discute com a cúpula do Congresso uma maneira de viabilizar a desestatização da petroleira, embora admita que seja um projeto de difícil implementação.

O plano em análise é elaborar um projeto de lei que permita à União começar a se desfazer das ações da companhia de forma a perder o controle.

O governo manteria, no entanto, a chamada “golden share”, que o permitiria vetar determinadas operações da companhia e ainda apontar o presidente da empresa.

Bolsonaro já havia dito pela manhã, em uma entrevista a uma rádio, que a privatização da Petrobras “entrou no radar” do governo.

“Isso entrou no nosso radar. Mas privatizar qualquer empresa não é como alguns pensam, que é pegar a empresa botar na prateleira e amanhã quem der mais leva embora. É uma complicação enorme”, disse o presidente.

Hoje, o governo federal tem o controle por meio de 50,5% das ações ordinárias, que são as ações com direito a voto.

Considerando o capital total da empresa (ações ordinárias e preferenciais), o grupo de controle é composto por ações do governo e do BNDES que juntos detém 36,75% dos papéis.

Aumento da gasolina

Também na manhã desta segunda-feira, a Petrobras divulgou um novo aumento na gasolina, depois de 17 dias sem reajuste: o preço médio de venda da gasolina A nas refinarias da companhia, para as distribuidoras, terá reajuste de 7%, passando de R$ 2,98 para R$ 3,19 por litro.

De acordo com especialistas, porém, mesmo com a nova alta o preço do combustível segue defasado em relação ao mercado internacional, quando considerados tanto os aumentos do barril do petróleo no mundo quanto a cotação do dólar.

FONTE/CRÉDITOS: CNN Brasil
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )