RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 25 de Marco de 2025
rcwtv
rcwtv

Brasil/Mundo

29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29)

Governo de Minas anuncia novo compromisso global para redução das emissões de gases efeito estufa.

Kamilla Alencar
Por Kamilla Alencar
29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29)
Secom MG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Minas é o estado mais sustentável do Brasil e o único país que já cumpriu todas as etapas do processo de campanha global Race to Zero, e agora traça meta intermediária para antecipar resultados da política de redução até 2030. 

E nessa terça-feira (12), o Governo de Minas se apresentou para a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29). A conferência aconteceu em Baku, no Azerbaijão, com o governador Romeu Zema, que reforçou o protagonismo de Minas Gerais na pauta climática e, ainda, anunciou um novo compromisso global para a política de neutralização: a implementação de uma meta intermediária para atingir 30% de redução das emissões de CO2 até 2030.
 

"Minas Gerais tem mostrado para o mundo que é possível crescer economicamente com sustentabilidade. Nós fomos o primeiro Estado da América Latina assinar o compromisso global Race to Zero, de neutralidade das emissões de gases de efeito estufa até 2050, e vamos chegar à meta intermediária de 30% até 2030 porque temos o governo e o setor produtivo trabalhando em conjunto", afirmou Romeu Zema.

Leia Também:


Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a COP é o maior fórum mundial de debates sobre mudanças climáticas, contando com representantes de mais de 190 países. Para 2024 a temática escolhida foi "In Solidarity for a Green World" (Em solidariedade por um mundo verde).



Coalização

Na quarta-feira, 13 de novembro, Minas Gerais formaliza sua adesão à Coalizão Subnacional para a Ação Contra o Metano (Smac), uma iniciativa liderada pelo Estado da Califórnia, que já reúne mais de 150 países com o objetivo de reduzir as emissões de metano. A expectativa é que essa parceria sirva como um motor para atrair investimentos voltados à descarbonização da economia mineira.

Embora o Governo de Minas já tenha desenvolvido o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG), com metas específicas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, incluindo o metano, a aliança com a Califórnia pode acelerar a execução do PLAC. A parceria permitirá o intercâmbio de boas práticas e soluções tecnológicas inovadoras, facilitando a melhoria dos processos produtivos em setores que geram emissões de metano, como a agropecuária e a gestão de resíduos.

 

 

Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global.

Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: GOVERNO DE MINAS - SECOM
Kamilla Alencar

Publicado por:

Kamilla Alencar

Estudante de jornalismo, comunicação como estilo de vida e força social.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )