Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 28 de Maio 2026
Geral

NR-1 passa a cobrar gestão da saúde mental nas empresas

Henrique Harmonia
Por Henrique Harmonia
NR-1 passa a cobrar gestão da saúde mental nas empresas
(Foto: Divulgação)
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última terça-feira, 26 de maio de 2026, o Ministério do Trabalho e Emprego iniciou as fiscalizações relacionadas ao cumprimento da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a exigir das empresas o gerenciamento formal dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

A medida representa um marco na governança organizacional e na gestão da saúde mental corporativa, tornando obrigatória a identificação, avaliação e acompanhamento de fatores ligados à organização do trabalho que possam comprometer a saúde emocional e psicológica dos trabalhadores.

Entre os principais riscos psicossociais estão excesso de cobrança, sobrecarga de trabalho, pressão constante, falhas de comunicação, conflitos interpessoais, liderança tóxica e casos de assédio moral e sexual.

Com a atualização da NR-1, as empresas passam a estar sujeitas à fiscalização, autuação e multa caso não consigam comprovar que iniciaram a gestão desses riscos de forma técnica, estruturada e contínua.

NÚMEROS ASSUSTAM

Segundo dados da Previdência Social, o Brasil já registra mais de 576 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais ao ano, gerando impactos bilionários para trabalhadores, empresas e cofres públicos.

Para a jornalista e consultora em saúde organizacional Carol Ramos, a atualização da NR-1 expõe um problema que deixou de ser apenas humano e passou a representar também um impacto econômico e produtivo para o país.

“A NR-1 não veio apenas como mais uma norma técnica, nem para punir empresários. Ela apenas veio expor um problema que já se tornou um ciclo de adoecimento humano e econômico no Brasil. A saúde mental deixou de ser apenas uma pauta humana. Agora ela também é uma responsabilidade organizacional”, afirma.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Carol destaca que a norma não exige perfeição imediata das empresas, mas sim o início de um processo de gestão estruturada dos riscos psicossociais.

“As empresas precisam demonstrar que começaram a olhar para esses riscos de forma técnica e contínua. A NR-1 não é apenas sobre um documento. Ela é sobre gestão organizacional, prevenção e sustentabilidade humana dentro das empresas”, completa.

Especialistas apontam que organizações que iniciarem esse processo de forma estratégica poderão reduzir turnover, absenteísmo e afastamentos, além de fortalecer liderança, cultura interna e produtividade coletiva.

Mais informações:
@carolramosconsultoria

FONTE/CRÉDITOS:
Comentários:
Henrique Harmonia

Publicado por:

Henrique Harmonia

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR