Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Saúde

Ubá Decreta estado de alerta e emergência devido ao Aedes egipit.

Decretado estado de alerta e emergência devido ao Aedes em Ubá

Bruno Bianchini
Por Bruno Bianchini
Ubá Decreta estado de alerta e emergência devido ao Aedes egipit.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Por meio do Decreto 7.219, a administração municipal de Ubá estabeleceu um estado de alerta e emergência para intensificar as ações de prevenção e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, além de definir diretrizes para o controle da sua proliferação e aprimoramento dos serviços de Atenção Primária à Saúde na cidade. O decreto, já em vigor, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico nº 2.408, de 13 de março de 2024.

 

No documento, assinado pelo Prefeito Edson Teixeira Filho, pelo Secretário Municipal de Saúde Ricardo Antônio do Nascimento, pelo Secretário Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana Vicente de Paulo Pinto, e pelo Procurador Geral Eduardo Rinco, a medida é justificada por diversos fatores, incluindo a ameaça de novos surtos de doenças transmitidas pelo mosquito em todo o Estado, a confirmação de óbitos na Zona da Mata, e o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, que registrou uma infestação de 5,9%, enquanto o limite aceitável estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 1%, entre outros motivos.

Leia Também:

 

O Decreto prevê a possibilidade de solicitação de auxílio complementar do Estado e da União pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de fortalecer a eficácia das medidas implementadas. Além disso, autoriza a contratação emergencial de Agentes de Combate às Endemias e permite a entrada da autoridade sanitária em habitações, terrenos, edifícios ou estabelecimentos onde haja presença do mosquito transmissor ou da doença.

 

Diversos tipos de estabelecimentos, como imobiliárias, borracharias, indústrias, cemitérios, ferros-velhos e pátios de guarda de veículos, são obrigados a adotar medidas preventivas. Da mesma forma, proprietários ou moradores de residências estão sujeitos a várias infrações caso não cumpram as regras de limpeza e manutenção de caixas d’água, reservatórios e piscinas.

 

Segundo a  gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, Geane Vidal Nicácio, os Agentes de Combate às Endemias estão constantemente em ação com visitas domiciliares e medidas preventivas, mas o enfrentamento ao Aedes aegypti é  requer o engajamento consciente de todos. “Em Ubá, aproximadamente 80% dos focos do mosquito continuam sendo identificados dentro das residências, em recipientes como vasos de plantas e bebedouros de animais, seguidos por tambores, reservatórios, pneus, e outros locais propícios à proliferação do mosquito. É crucial que toda a comunidade participe ativamente na luta contra o mosquito, reforçando os cuidados com suas casas e quintais. Ações simples, como dedicar 10 minutos semanais para inspecionar e eliminar possíveis criadouros, podem significativamente reduzir os índices de infestação na cidade, que foram classificados como 'Alto risco' no primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024”,  ressaltou Geane.

CLIQUE AQUI e acesse a íntegra do Decreto 7.219/2024.

Acesse nosso site www.saudeempautauba.com 

Curta a nossa página https://www.facebook.com/saudeempautauba/ 

Inscreva no nosso canal https://www.youtube.com/@saudeempautauba 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Ubá
Comentários:
Bruno Bianchini

Publicado por:

Bruno Bianchini

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )