Reconhecida como um destino de turismo de eventos, Juiz de Fora está trabalhando na atualização do Plano Municipal de Turismo. Uma pesquisa preliminar, realizada por consulta pública, aponta o turismo de eventos como um dos três segmentos mais relevantes da cidade, com 58,9% das respostas e um grau de importância de 9,06 numa escala de até 10 pontos.
Nesta terça-feira, 30, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Eventos, em reconhecimento à importância desse setor para a economia. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor de eventos envolve 52 segmentos da economia, representando mais de 3% do PIB brasileiro e empregando cerca de 3 milhões de pessoas.
Como polo regional de turismo de eventos, a cidade abriga ações de reconhecimento nacional como o concurso Miss Brasil Gay, Semana Rainbow, Carnaval, JF Sabor, Comida di Buteco, Festa da Cerveja, Deutsches fest - Festa Alemã, entre outros. Esses eventos movimentam toda a cadeia econômica, desde fornecedores até hotéis, bares e restaurantes.
O moderno complexo de equipamentos e serviços, como o ExpoMinas, que tem capacidade para 20 mil pessoas, aliado à localização privilegiada, faz de Juiz de Fora o destino ideal para eventos corporativos, festas, formaturas, casamentos, feiras, congressos e uma variedade de encontros culturais e gastronômicos.
Com base nos dados fornecidos pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau, os principais tipos de eventos ocorreram recentemente na cidade nos anos de 2019 e 2022, uma vez que em 2020 e 2021 os eventos praticamente ficaram circunscritos ao meio virtual por conta da pandemia da Covid-19. Os destaques nos eventos presenciais ficam por conta do entretenimento, gastronomia, esportivos e sociais, notadamente as formaturas, uma vez que a cidade conta com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) além de 12 outras instituições privadas de ensino superior.
Francele Galil, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Zona da Mata), destaca que os eventos gastronômicos não apenas proporcionam entretenimento à população, mas também impulsionam a economia, gerando emprego e renda. “O JF Sabor é um exemplo claro disso, com seu crescimento anual na contribuição econômica através do festival gastronômico. Além disso, eventos como comida de boteco e o mercado gastronômico desempenham um papel crucial nesse incremento econômico”, enfatizou Francele.
Rogério Barros, coordenador executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora (SHRBSJF), ressalta que os eventos são cruciais para o setor, especialmente porque a cidade tem um perfil voltado para negócios. “Eles são fundamentais para sustentar o setor ao longo do ano, sendo o carnaval, os festivais gastronômicos, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes e o Miss Brasil Gay, eventos que ocorrem em períodos de baixa ocupação da rede hoteleira”, disse Rogério.
Em apoio a este setor, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Secretaria de Turismo (Setur) abriu novamente este ano o Edital de Fomento a Projetos Turísticos no valor de R$ 270 mil e contemplou 15 projetos. Nos últimos três anos, foram quatro editais, totalizando R$ 840 mil para fomentar o turismo na cidade com a promoção de eventos em diversos segmentos.
Para mais informações sobre as ações da Setur, acesse @secretariadeturismojuizdefora e o site oficial.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.