Na próxima terça-feira (26/3), às 10h, ocorrerá o terceiro leilão de 2024 de veículos apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas em Minas Gerais. Promovida em parceria entre o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a iniciativa disponibilizará um total de 16 itens, entre carros e motocicletas, para lances.
Destaques do leilão
Entre os veículos disponíveis, destacam-se uma BMW 320i PG51-2009 e uma motocicleta Honda XRE 300-2010. Todos os lances já estão abertos e podem ser consultados no link disponibilizado. Os interessados em realizar visitas de avaliação podem agendar por meio dos telefones disponíveis no edital do leilão.
Enfoque na gestão de bens apreendidos
A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Leite, ressalta que a Sejusp tem trabalhado em estreita colaboração com o Judiciário e as forças policiais estaduais para aprimorar a gestão dos bens apreendidos e desarticular as organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas. Segundo ela, tais ações visam evitar a desvalorização dos bens apreendidos, reduzir os custos com pátios e fortalecer as políticas de prevenção e repressão ao tráfico.
Destinação dos recursos
Os recursos arrecadados com o leilão serão destinados a ações de redução da oferta e da demanda por drogas, bem como para campanhas, estudos e capacitações relacionados à temática das drogas. Além disso, serão aplicados na gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes das atribuições da Senad.
Redução da oferta e demanda
As ações de redução da oferta de drogas incluem projetos de reaparelhamento e custeio das atividades de fiscalização, controle e repressão ao uso e tráfico ilícitos de drogas. Por outro lado, para a redução da demanda, estão previstos programas de prevenção, atenção, cuidado, tratamento e reinserção social de usuários de drogas.
Comentários: