Alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas, tiveram uma tarde especial nesta quarta-feira, 31. Contação de história, produção de penteados, maquiagem e desfile evidenciaram a diversidade e trabalharam a construção positiva do pertencimento racial com as crianças. O livro infantil “Com qual penteado eu vou”, de Kiusam de Oliveira, foi o ponto de partida das atividades.
O pertencimento racial está no centro das ações promovidas pelo Projeto Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz, durante o ano de 2023 na unidade. A temática é trabalhada em encontros das equipes com os alunos e nas diferentes disciplinas aplicadas pelos professores em sala de aula. O objetivo é ampliar as reflexões sobre a questão, despertando a valorização, o reconhecimento e a aceitação das raízes étnicas com o conjunto dos alunos da escola.
Paramentada de saia e turbante com estampa africana, a professora da Sala de Leitura, Cristiane Bosich Antunes, contou a história do livro “Com qual penteado eu vou”, que tem como pano de fundo o aniversário de 100 anos de Seu Benedito. Os netos e bisnetos decidem fazer penteados diferentes para participar das comemorações. Assim, vão se apresentando características físicas particulares, possibilidades de penteados e virtudes, criança a criança, de uma família negra numerosa. Fotos do livro trouxeram do imaginário para um painel os personagens e suas identidades, reforçando a condição e a riqueza de ser diverso.
Depois da história, os alunos foram se preparar para o grande desfile de beleza da escola. Professoras, servidoras da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e até mães de alunos formaram uma força tarefa para aprontar todos os cabelos. Tranças, laços, turbantes, amarrações coloridas e brilhos deram o toque final. Os meninos também entraram na brincadeira e se prepararam para a passarela. “Uma empolgação só. Estão todos muito eufóricos hoje, disputando o espelho, mostrando sua vaidade. Nunca vi a turma assim antes”, afirmou a professora Pâmela Kelly Pereira.
Fruto da parceria entre as secretarias de Segurança e de Educação (SE), o projeto Nossa Escola vem atuando no fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz. O estímulo de atividades socioeducativas e culturais tem proporcionado novas formas de relacionamento entre alunos, com a escola e a comunidade escolar.