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Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
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Marketing Digital

Storytelling: transformando marcas em contos relevantes

A sustentação de uma boa estratégia de marketing sempre está fundamentada em alguma perspectiva técnica bastante apurada.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Storytelling: transformando marcas em contos relevantes
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A sustentação de uma boa estratégia de marketing sempre está fundamentada em alguma perspectiva técnica bastante apurada. Nesse sentido, é fundamental entender como o Storytelling pode se tornar um elemento determinante para o crescimento das empresas e sustentações das marcas em seus mercados.

Desde os primórdios, o marketing busca consolidar algumas interações importantes com o mercado, uma vez que ele foi o responsável pelo ponto de virada das dinâmicas de produção de manufatura para as orientações industriais mais diversas.

Esses são pontos que precisam ser levados em consideração, uma vez que, em pouco mais de um século, essa estratégia passou por modificações severas, o que pode ser um elemento bastante importante para entender a dinamicidade do mercado.

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No entanto, alguns recursos se mantiveram e passaram a ser adaptados dentro dos mais diversos modelos de mídia, como é o caso da comunicação emocional e, também, das dinâmicas de storytelling, ajudando a envolver o mercado cada vez mais.

Seja no rádio ou na televisão, há uma série de comerciais ou spots que atuam dentro dessas perspectivas, o que pode ser percebido, também, dentro das dinâmicas digitais, só que, agora, sob uma série de formatos que podem ser importantes.

Seja como for, é essencial que haja uma percepção a respeito desses elementos de abordagens, uma vez que eles são decisivos para o aprofundamento da técnica, garantindo, assim, uma interação cada vez mais sólida dentro dessas dinâmicas.

Esses são pontos que precisam ser realizados independente do mercado que se esteja falando, uma vez que tanto o setor varejista quanto uma empresa que trabalha com venda de solda em tubo de aço carbono pode utilizar a melhor abordagem para envolver seu mercado consumidor.

Garantir, portanto, uma comunicação assertiva e com base em um sistema simbólico que faça parte do imaginário do cliente pode ser um fator decisivo na hora de estabelecer uma comunicação que consiga lidar de forma sofisticada com todos esses pontos mencionados.

Com o passar dos anos, é claro, essas estratégias foram ganhando cada vez mais desdobramentos, mas, de uma forma geral, o storytelling ainda permeia esses meios estratégicos, o que pode ser fundamental para uma empresa.

O que é storytelling?

Baseando-se em todos esses fatores, é fundamental entender o que é storytelling e o porquê dele ser um dos fatores mais decisivos na hora de envolver um cliente dentro de uma perspectiva de marca.

Contar histórias sempre foi um fator que ajudou a envolver as pessoas, seja de um ponto de vista de elementos culturais ou, até mesmo, a partir de fatos cotidianos, saber orientar esse processo de forma estruturada pode gerar envolvimento.

Esse é um fator que faz com que as pessoas gostem tanto de ver filmes, séries e novelas, uma vez que os roteiros estão sempre baseados em elementos de storytelling.

Diante disso, uma série de marcas passaram a entender que esse pode ser um elemento decisivo para gerar empatia por parte dos clientes, uma vez que eles podem se envolver com esses aspectos, seja de um ponto de vista de necessidade de compra ou de empatia com a própria empresa.

É possível, diante desses aspectos, pensar em uma estrutura que demonstra uma resolução de um conflito por um produto como um rack ti pequeno, o que pode ser um fator bastante importante na hora de se pensar nessas estruturas.

Além disso, há alguns outros fatores que podem auxiliar nessas dinâmicas, como é o caso de uma história que envolve a fundação da empresa, garantindo, assim, a simpatia do público.

Esses elementos, normalmente, são trabalhados em uma lógica de matérias patrocinadas em jornais ou, também, em documentários corporativos, o que pode garantir uma credibilidade bastante grande para aquela marca.

Seja como for, o storytelling cumpre um papel fundamental dentro de uma dinâmica de marketing e, por isso, é fundamental que haja uma compreensão mais assertiva a respeito de alguns de seus elementos fundamentais.

Elementos fundamentais do storytelling

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que há algumas orientações técnicas que podem fazer com que um storytelling seja bem estruturado, garantindo, assim, algumas resoluções que podem ser determinantes nesse sentido.

Esses são aspectos fundamentais para gerar envolvimento, uma vez que eles interagem com uma estrutura que é familiar ao cliente, tornando esses elementos cada vez mais familiares, o que pode ser positivo para a identificação com os valores da marca.

Assim, se uma escola especializada em Curso de formação de piloto comercial estiver buscando elaborar uma estratégia como essa, é importante que alguns elementos sejam pensados:

Ambiente;

Personagem;

Conflito;

Mensagem.

Todos esses elementos, é claro, precisam estar em consonância com o contexto simbólico do cliente, auxiliando, assim, uma percepção cada vez mais acentuada a respeito de alguns desses fatores.

Portanto, torna-se fundamental a percepção de todos esses fatores, garantindo, assim, uma interação que pode, sim, gerar mais envolvimento.

Storytelling e marketing: qual a importância?

De uma forma geral, o storytelling diz respeito ao ato natural de se contar uma história, mas, sob uma perspectiva técnica, ele é um elemento fundamental no marketing.

Isso porque ele possui uma capacidade de gerar envolvimento e já há uma familiaridade das pessoas com esses contextos de interações.

Ao elaborar uma vídeo onde um tutor leva seu cachorro para uma rede de hotéis caninos e, depois, mostra o quanto aquele serviço fez bem para os dois, é possível que esses pontos consigam gerar uma identificação.

Tanto é assim que se tornou bastante comum a estruturação de roteiros nesse sentido para a televisão, criando um sistema de propagandas que, até os dias de hoje, são lembradas com muito carinho pelas pessoas.

O storytelling, portanto, é uma estratégia que, quando unida ao marketing, consegue lidar de forma quase que definitiva com esses aspectos de interações.

4 exemplos de storytelling

Há, diante desses pontos, alguns exemplos que podem fazer parte das estruturações de storytelling, elevando a capacidade das empresas de lidarem com seus públicos a partir de elementos cada vez mais variados.

Afinal de contas, seja uma auto peças para fiat, sejam elementos menos segmentados como um supermercado, é fundamental que haja uma percepção de como estruturar algumas dinâmicas que consigam interagir de forma mais ampla com esses segmentos.

Por essa razão, há alguns exemplos de implementações de storytelling que podem fazer a diferença na hora de se pensar em como elaborar essas estratégias. Alguns desses elementos podem ser aplicados em:

Campanhas institucionais;

Promoção de produtos;

Comércio B2B;

Produção de conteúdos.

Esses são alguns dos exemplos mais comuns para que haja uma percepção a respeito do storytelling dentro de uma orientação que consiga lidar com todos esses desdobramentos.

Portanto, é essencial que haja uma percepção mais sólida a respeito de todos esses elementos, garantindo, assim, uma elevação das possibilidades de identificação, o que pode trazer bons resultados para uma venda de Rufos de alumínio.

Como implementar o storytelling?

Do ponto de vista do marketing, além das estruturas comuns a esse tipo de aplicação, há algumas orientações que precisam ser pensadas dentro dessas perspectivas de implementação.

Isso porque é preciso que essa história esteja em consonância com os interesses do cliente, uma vez que não há como pensar em uma orientação contrária a esses aspectos.

Desta forma, o primeiro passo é compreender quais são os padrões de consumo estabelecidos, uma vez que é isso que vai gerar identificação com o mercado.

Além desses pontos serem importantes, para aprofundar ainda mais a percepção do poder de resolução de uma oficina de Manutenção de estrutura metálica, é importante pensar em alguns pontos da jornada do herói.

Esse é um elemento bastante comum em estruturas de roteiro e isso tem a ver com alguns padrões em que o personagem principal irá ser estabelecido, indo desde os conflitos, a negação da jornada até a elaboração de um final apoteótico.

Seja como for, é importante entender a respeito desses elementos, uma vez que é possível gerar mais envolvimento nesse sentido.

Também, é importante compreender que, principalmente dentro de uma lógica digital, é importante garantir uma exposição do cliente a essas histórias, o que, via de regra, pode ser feito a partir de uma dinâmica omnichannel.

Ao seguir todos esses elementos, é possível que uma loja que trabalha com venda de letra caixa com led interno consiga ter um bom desempenho em vendas, apresentando-se como uma possibilidade de resolução de conflitos.

Considerações finais

Mesmo com o desenvolvimento cada vez mais amplo do marketing, as estruturas discursivas ainda conseguem manter um padrão bastante importante.

Nesse sentido, é importante que haja uma percepção cada vez mais acentuada a respeito de alguns elementos que podem fazer a diferença dentro dessas instâncias.

O storytelling, portanto, surge como um padrão discursivo que consegue fazer da história um elemento de envolvimento do cliente.

Utilizar esses aspectos no marketing pode ser um trunfo perfeito para que, assim, haja uma elevação das possibilidades de conversão de um cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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