O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), em parceria com renomadas instituições nacionais, está participando de um projeto de pesquisa pioneiro no Brasil, intitulado "Saúde de precisão: correlação entre perfil genômico, epidemiológico, clínico e familiar em doenças cardiovasculares". Coordenado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor/FMUSP), esse projeto faz parte do Mapa Genoma Brasil, uma iniciativa que busca aplicar a medicina de precisão no Sistema Único de Saúde (SUS) e aprofundar o conhecimento sobre o perfil genômico da população brasileira, especialmente no que se refere às doenças cardiovasculares.
Os pacientes com características genômicas indicativas podem ser encaminhados por médicos ao Serviço de Cardiologia do HU-UFJF para serem incluídos no projeto. Nesse contexto, eles terão acesso a avaliações clínicas, exames complementares e mapeamento genético, quando indicado. O professor e cardiologista Hélio Brito, responsável pelo Serviço de Cardiologia do HU-UFJF, destaca que esse projeto de cardiogenética é uma oportunidade de estudar doenças com características hereditárias de forma mais precisa. Por meio do Mapa Genoma, é possível coletar amostras de sangue ou saliva e identificar genes alterados que causam doenças hereditárias. Esse avanço na área da saúde permite uma avaliação epidemiológica mais abrangente, além de fornecer informações sobre as manifestações clínicas do paciente e de sua família por meio de testes genéticos.
A equipe envolvida no projeto está preparada para os atendimentos, com um fluxo já estabelecido para o encaminhamento e acompanhamento dos pacientes. Até o momento, mais de cem pacientes foram cadastrados no HU-UFJF, sendo que 49 deles já tiveram a confirmação genética da presença de amiloidose. Além dos benefícios médicos e clínicos, o projeto tem um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida, uma vez que alguns pacientes diagnosticados podem receber tratamento para conter a progressão da doença.
Além dos resultados da pesquisa, o projeto também contribui para o ensino, proporcionando aos alunos e residentes a oportunidade de aprenderem nos ambulatórios especializados. A inclusão desse tema na educação continuada da região de Juiz de Fora, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é uma forma de disseminar o conhecimento e conscientizar a comunidade sobre as doenças cardíacas hereditárias. O trabalho está sendo realizado de forma simultânea e complementar, envolvendo a produção de artigos de revisão em colaboração com os alunos, residentes e profissionais da área.
O projeto "Saúde de Precisão" tem como objetivo não apenas cadastrar pacientes, mas também divulgar conhecimento para a comunidade e outras instituições, ampliando o impacto positivo no campo das doenças cardíacas de origem hereditária. Para encaminhamento e dúvidas, os contatos são: e-mail ([email protected]), telefone ((32) 4009-5229) e WhatsApp ((32) 4009-5146).
Receba as notícias da RCWTV em primeira mão!Seja o primeiro a ficar informado sobre as principais notícias de Juiz de Fora e região. Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias diretamente no seu celular. Clique aqui para fazer parte: Receba Notícias da RCWTV no Whatsapp