Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 14 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Política

Senadores brasileiros e parlamentares alemães decidem prioridade na área da ciência e pesquisa

Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) promove encontro entre senadores e um grupo alemão para tratar de prioridades na área da ciência e pesquisa no Brasil

Redação
Por Redação
/ 312 acessos
Senadores brasileiros e parlamentares alemães decidem prioridade na área da ciência e pesquisa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O senador, presidente da CCT, Carlos Viana, Podemos - MG destacou a importãncia da parceria entre Alemanha e Brasil desde os anos 1960 em projetos voltados à parceria de ciência e tecnologia.

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia, CCT se reuniram com um grupo de oito parlamentares da Embaixada da Alemanha para tratar das prioridades políticas na área de ciência e pesquisa no Brasil. O grupo alemão buscou conhecer as políticas públicas e inovação, assim como iniciativas de divulgação científica realizadas no país.

O presidente do colegiado, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, destacou a longínqua parceria entre Alemanha e Brasil desde os anos 60, com um acordo entre o governo dos dois países sobre a cooperação nos setores da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico. De acordo com o senador, desde então diversos projetos têm sido desenvolvidos.

Leia Também:

Ele mencionou, como exemplo, os benefícios do acordo para intercâmbios acadêmicos e programas de pesquisa envolvendo equipes de pesquisadores de ambos os países. Carlos Viana ressaltou a importância da parceria entre Alemanha e Brasil e afirmou que o colegiado vai trabalhar em prol do fortalecimento da união entre os dois países para promover o desenvolvimento de mais expertise na área científica brasileira.

No âmbito das atribuições desta comissão, comprometemo-nos a fortalecer essa conexão. Nosso desafio é identificar as potencialidades dessas trocas com o objetivo de fortalecer as nossas políticas públicas no campo da ciência e tecnologia.

Somos, por exemplo, um país que tem muito o que fazer no campo da divulgação científica. Desenvolver aprendizagem para a ciência desde a educação básica, despertando vocações e talentos, é uma tarefa urgente no Brasil atual.

O deputado alemão Kai Gehring, afirmou que a parceria com o Brasil é a mais importante da América Latina para a Alemanha. Além do país brasileiro ser um parceiro político e econômico, ele ressaltou ainda os valores democráticos e as pesquisas de interesse em comum, como a voltadas para a digitalização e descarbonização da economia, com políticas publicas na área ambiental. Na avaliação dele, é importante trabalhar para manter a confiança na ciência e fazer políticas baseadas em ciência e evidências é decisivo para informar a população e imunizar as pessoas contra a desinformação. Para ele, há possibilidade de fortalecer programas de mobilidade acadêmica para realizar pesquisas.

Nós, como a Alemanha, dentro da Europa, somos um centro de força para ciência e pesquisa e é muito bom quando agente une forças e quando agente fortalece a cooperaçãod e tão boa tradição.

Então, depois do covid da onda do covid, talvez, nós poderíamos agora fortalecer programas de mobilidade, as energias renováveis que nós temos aqui, o hidrogênio verde na Alemanha nós temos muita energia eólica e solar, talvez aqui nós podemos cooperar sobre a transformação energética. 

Questionado sobre quais áreas há possibilidade de união de esforços para pesquisas entre os países, o senador Carlos Viana disse que seria muito benéfico não apenas para o Brasil e Alemanha, mas para o mundo, se o país alemão fizesse acordos com laboratórios públicos no Brasil para desenvolver vacinas contra a dengue.

Rádio Senado

 

 

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )