O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou, na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro, em seu Memorial, exposição temporária que conta a trajetória pessoal e profissional do ex-procurador de justiça José Campomizzi Filho (1923-MP), como parte da programação da Semana do MP 2023, em celebração ao seu século de história. Na mostra, são revelados documentos, fotos e objetos que destacam importantes momentos de sua vida no MPMG e nas atividades de historiador, jornalista e crítico literário.
Além disso, foi realizada a obliteração do Selo Comemorativo dos Correios em homenagem ao centenário de José Campomizzi Filho. Feito em metal, o objeto possui os seus contornos faciais e ficará disponível na agência dos Correios de Ubá por um mês. Durante o período, o selo será usado em todas as correspondências emitidas na cidade. Depois, seguirá para o Museu dos Correios, em Brasília, onde permanecerá em exposição.
Fizeram a obliteração do selo o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o procurador de Justiça e curador da exposição, Jacson Rafael Campomizzi; o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; o integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e curador da exposição, Moisés Mota; o procurador de Justiça aposentado e membro da Academia de Letras do MPMG, Antônio Lopes Neto; e o membro da Academia Ubaense de Letras e desembargador aposentado do TJMG, Jos[e Altivo Brandão Teixeira.
Ao falar sobre o homenageado, o procurador Jacson Rafael Campomizzi, curador da exposição, agradeceu, emocionado, em nome da família, a presença de todos os amigos e colegas de seu pai. “José Campomizzi Filho expressa muito bem os valores morais de uma época e de uma geração que soube valorizar a dignidade que melhor justifica e felicita o convívio humano”, disse. Também elogiou a formação acadêmica e cultural do pai, a atuação dele como promotor de Justiça, sua habilidade de interlocução com os diversos atores sociais, a sua humildade.
Jarbas Soares também enfatizou a importância do homenageado para o MPMG. “Quando José Campomizzi nasceu, éramos um jovem Ministério Público. Ele não só teve passagem marcante pela instituição, mas era um homem além do MP. Um homem das letras, da convivência, da comunidade, da comunicação. Um jurista respeitado”, destacou.
Quantos propósitos cabem em uma vida? Jornalista, militar, advogado, professor e Procurador de Justiça. Praticamente tudo foi possível para José Campomizzi Filho. Os feitos foram maiores que sua própria vida. Hoje, o edifício da Procuradoria-Geral de Justiça, uma escola em Ubá e uma rua de Belo Horizonte ostentam seu nome.
Nascido em 1923, em Ubá, na Zona da Mata mineira, filho de José e Erotides, José Campomizzi Filho demonstrou, desde tenra idade, habilidade com as palavras. Ainda na escola começou a escrever poesias e peças para que seus irmãos encenassem.
O evento também contou com a participação da diretora do Ceaf, Élida de Freitas Rezende; do procurador de Justiça aposentado e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Joaquim Cabral Netto; e da superintendente dos Correios, Ana Carolina de Souza Oliveira, entre outros integrantes do MPMG e convidados.
José Campomizzi Filho: Um Gigante Multifacetado da Cultura e Justiça Mineiras
Em meio ao cenário político e social do Brasil da década de 1950, um nome começou a emergir com destaque nas esferas jurídicas de Minas Gerais: José Campomizzi Filho. No dia 4 de outubro de 1956, ingressou na carreira como Promotor de Justiça por concurso público, marcando o início de uma atividade notável que o levaria por várias comarcas do Estado e pela Procuradoria-Geral de Justiça. A magnitude de sua atuação foi reconhecida de tal forma que, até o final dos anos 1980, já havia sido homenageado em diversas instâncias. O Centro de Memória do MPMG, por exemplo, em 1989 passou a ter a “Sala Procurador de Justiça José Campomizzi Filho”. Já em 1994, a Biblioteca foi denominada em sua homenagem quando se instalou em espaço próprio e, no ano de 2006, o mesmo ocorreu com a segunda torre do complexo de edifícios da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, após aprovação de projeto de lei encaminhado pelo então Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.
Endereço e telefone:
Memorial do Ministério Público de Minas Gerais
Aberto à visitação: segunda a sexta-feira, de 13 às 17 horas
Rua Dias Adorno, 367, pilotis, Santo Agostinho, Belo Horizonte
E-mail: [email protected]
Tel: (31) 3330-8301
Semana do MP 2023
Até sexta-feira, 15 de setembro, o MPMG realiza a Semana do MP 2023, com o tema “Autocomposição de conflitos: poder e dever, um novo caminho”. O evento marca o Dia do Ministério Público de Minas Gerais, comemorado em 11 de setembro, com atividades destinadas a fomentar o debate sobre a atuação da instituição, bem como estreitar as relações entre seus integrantes
Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!
Acesse o nosso site
https://www.rcwtv.com.br/
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
Curta e siga nossas redes sociais!
Comentários: