Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 16 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Giro de Notícias

Samu Regional em Uberaba vai ampliar atendimentos de urgência para mais de 781 mil pessoas

Convênio assinado pelo Governo de Minas garantirá atendimento do serviço para todas as 27 cidades da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul

Redação
Por Redação
/ 279 acessos
Samu Regional em Uberaba vai ampliar atendimentos de urgência para mais de 781 mil pessoas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O sistema de saúde na região de Uberaba será fortalecido com o serviço de socorro pré-hospitalar de urgência e emergência. Nesta segunda-feira (17/7), o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), o médico Fábio Baccheretti, assinaram convênio com o Consórcio Público Intermunicipal de Urgência e Emergência da Saúde da Rede da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul) para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na macrorregião de Saúde Triângulo do Sul. Na região, apenas Uberaba conta com o Samu, que funciona sob gestão municipal. Com o convênio, no valor de R$ 18.452.424,31 repassados pelo Governo de Minas, o serviço vai atender 781.789 pessoas que vivem nas 27 cidades que integram a macrorregião.

 

O governador Romeu Zema destacou o efeito que o convênio deve trazer para os casos de urgência. "Muitas vidas aqui da região serão salvas com a implantação desse Samu, já que o tempo de resposta é muito menor do que no atendimento convencional, inclusive com a possibilidade de uso de transporte aéreo”, disse.

Leia Também:

 

Ele lembrou ainda que essa ampliação do Samu integra o esforço do Estado para a interiorização dos serviços de saúde, para corrigir os vazios assistenciais ainda existentes e proporcionando, assim, um tratamento mais humanizado para a população, com procedimentos de maior complexidade incluídos. "Com isso, a saúde de Minas fica mais fortalecida. Quem precisar de algum tratamento ou procedimento, cada vez vai viajar menos, de forma a não ter que recorrer à capital”, ressaltou Zema.

 

O propósito do Samu é chegar o mais rápido possível às pessoas que precisam de atendimento médico imediato, garantindo não só um transporte adequado de urgência para um serviço de saúde integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas também o atendimento precoce, que pode fazer toda a diferença para o desfecho da situação, conforme explicou o secretário de Saúde.

 

"Esse serviço não é só uma ambulância regulada, mas uma ambulância com uma equipe de regulação que leva o paciente na hora certa - e para o local certo. "É um grande avanço, especialmente para os municípios do entorno de Uberaba", analisou o secretário Fábio Baccheretti. "O governador encomendou à SES-MG a universalização do Samu, para que todo mineiro pudesse pegar o telefone e discar 192 e ter uma ambulância à disposição para fazer o primeiro atendimento", afirmou.

 

Estrutura

 

O Samu Regional contará com 17 bases descentralizadas - alocadas de forma estratégica em 17 dos 27 municípios -, e uma Central de Regulação de Urgência, localizada em Uberaba. A previsão é que tudo esteja em pleno funcionamento no período de um ano. Neste processo, serão adquiridas 24 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USAs), justamente os dois tipos que compõem a estrutura móvel do Samu.

 

Na USB, o resgate é feito por um condutor, um socorrista e um técnico em enfermagem. A ambulância é acionada em casos de urgência, onde há necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente. Já na USA, o resgate é feito por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro. A unidade atua em situações de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. O Cistrisul já é o responsável pela operacionalização do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), com sede em Uberaba, o Samu aéreo.

 

"Quando se fala em atendimento de urgência e emergência, Uberaba é sede de macrorregião e comporta o grande desafio de atender a todos. E, se estivermos bem estruturados, teremos condições de salvar muitas vidas", refirçou a prefeita de Uberaba e presidente do Cistrisul, Elisa Ribeiro.

 

Atualmente, o Samu está presente em 735 municípios, o que corresponde a 86% das 853 cidades mineiras, e contempla 13.863.448 habitantes, o que equivale a 67,3% da população de Minas.

 

Ainda em Uberaba, o governador realizou uma vistoria na Unidade de Pronto Atendimento do município.

 

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )