Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Reparação Brumadinho: Projetos de melhorias e pavimentação impulsionam recuperação após 3 anos

700 quilômetros de obras autorizadas pelo Acordo de Reparação visam transformar a mobilidade e desenvolvimento socioeconômico na região afetada

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
Reparação Brumadinho: Projetos de melhorias e pavimentação impulsionam recuperação após 3 anos
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Três anos após o desastre em Brumadinho, iniciativas de melhoria e pavimentação de estradas totalizam 700 quilômetros de obras planejadas na região atingida. As ações, autorizadas pelo Governo de Minas, Ministérios Públicos Estadual e Federal e Defensoria Pública de MG, resultaram de uma Consulta Popular, com um investimento que ultrapassa R$ 1,5 bilhão e faz parte do Acordo de Reparação.

 

A infraestrutura viária é crucial para a mobilidade das pessoas, possibilitando o acesso a serviços públicos, como hospitais e escolas. No contexto de reparação e desenvolvimento socioeconômico da região, 42 projetos abrangem pavimentação, recapeamento e melhorias em estradas estaduais, municipais, vias urbanas e rurais nos 26 municípios da bacia do Rio Paraopeba.

Publicidade

Leia Também:

 

A consulta popular, conduzida pelo Acordo de Reparação, priorizou a área de infraestrutura, resultando em investimentos autorizados de R$ 1,6 bilhão para 35 projetos, com outros sete em definição de valores.

 

A extensão total dos projetos alcança aproximadamente 700 quilômetros, superando, por exemplo, a distância entre Belo Horizonte e Brumadinho por mais de 12 vezes. Destaca-se que 25 dos 42 projetos já estão em execução, incluindo trechos nas estradas MG-060, MG-415 e outras vias.

 

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, destaca a importância das obras para a melhoria dos serviços públicos, ampliando o acesso a diferentes setores e fomentando a economia local. “As obras rodoviárias das estradas da Bacia do Paraopeba, assim como todas as intervenções nas rodovias da região atingida, são fundamentais para a melhoria do serviço público. O investimento em infraestrutura amplia o acesso a diversos tipos de serviços, como saúde, educação, assistência social, além de fomentar a economia local. Estes projetos ainda garantem uma mobilidade mais segura para as pessoas e melhoram a qualidade de vida de todos", explica.

 

Além disso, seis projetos em execução concentram-se em Brumadinho, incluindo obras de alargamento e melhorias em estradas no Eixo Central, totalizando 45 quilômetros, e a pavimentação do trecho Brumadinho - Bonfim, com 8 quilômetros.

 

Diversos municípios, como Esmeraldas, Felixlândia, Fortuna de Minas, Igarapé, Maravilhas, Mateus Leme, Morada Nova de Minas, Paineiras, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pequi, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, São José da Varginha e São Joaquim de Bicas, também têm projetos em andamento, com destaque para pavimentações, requalificações, construção de pontes e melhorias em diversas vias.

 

Os projetos, custeados pelo programa de reparação socioeconômica do Acordo de Reparação, são acompanhados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com informações disponíveis para acompanhamento no site projetorioparaopeba.fgv.br.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )