Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Esporte

Qual a importância da prática de esportes?

Entenda um pouco mais sobre a prática de esportes!

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Qual a importância da prática de esportes?
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Praticar esportes é muito importante porque o sedentarismo é um problema grave no mundo todo, inclusive no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, o país possui 40% dos adultos sedentários.

Embora não exista uma cultura forte de fast food, como acontece nos Estados Unidos, ainda assim o sedentarismo no Brasil é preocupante. A falta de atividade física pode trazer uma série de problemas para a saúde.

O corpo humano não nasceu para ficar parado e quem não se movimenta acaba sujeitando o organismo a uma série de problemas e doenças que muitas vezes são difíceis de reverter.

Leia Também:

Na era da informação, é importante disseminar o fato de que praticar esportes e atividades físicas de modo geral traz uma série de benefícios para a rotina, por isso, é um hábito que precisa fazer parte do dia a dia.

O esporte traz benefícios para o corpo e para a mente, estimula a socialização e ajuda as pessoas a se distanciarem de pensamentos negativos, muito comuns em quem sofre com quadros de depressão.

Este artigo vai explicar os benefícios físicos e mentais de praticar esporte regularmente, como ele ajuda a melhorar as habilidades sociais e emocionais e quais são seus impactos na formação de caráter e construção de valores.

Benefícios para a saúde física e mental

Praticar esportes traz diversos benefícios para a saúde física e mental, independentemente da modalidade escolhida pelo praticante. Entre os maiores benefícios estão:

Reduz o estresse;

Melhora a autoconfiança;

Aumenta o condicionamento físico;

Melhora a concentração.

Pessoas com o corpo ativo afastam pensamentos negativos que prejudicam a saúde mental e emocional, principalmente no caso de indivíduos com dias muito estressantes em casa e no trabalho.

Caminhar com o animal de estimação até um veterinário perto de mim é uma forma de exercitar o corpo, e uma simples caminhada no dia a dia ajuda a liberar endorfina.

Esse hormônio é responsável por controlar o bom humor e deixar o corpo mais relaxado, reduzindo a sensação de estresse do cotidiano.

Ao passo que a resistência e a força melhoram, o corpo começa a mudar e ficar em forma, ao mesmo tempo, a pessoa se sente mais confiante em relação à própria imagem.

Ter autoconfiança é essencial na vida pessoal e profissional, além de trazer mais determinação para tomar decisões.

Mesmo que o corpo humano envelheça e perca a mobilidade ao longo do tempo, as habilidades mentais são preservadas pela prática de esporte. Isso acontece porque as modalidades aumentam a concentração e potencializam a memória.

Resistência e condicionamento físico são dois elementos presentes na vida de quem pratica esporte. Juntamente com exames de rotina, como endoscopia tubo digestivo alto, todo o organismo fica muito mais forte.

A musculatura melhora, assim como a saúde cardiorrespiratória, favorecendo o trabalho do coração e evitando o surgimento de diversas doenças.

Constrói habilidades sociais e emocionais

Algumas pessoas não sabem, mas a prática de esporte também ajuda a melhorar as habilidades sociais e emocionais. Isso mostra que uma vida ativa está além do controle da obesidade e da manutenção da forma física.

Seus benefícios na formação de habilidades sociais e emocionais são ainda mais visíveis na infância, principalmente quando as atividades físicas são realizadas em grupo.

Diversos especialistas em desenvolvimento infantil ressaltam a importância de fazer com que o esporte não se torne uma obrigação na vida da criança, pois o processo deve ser trabalhado em etapas.

Quando a criança é apresentada pela primeira vez a determinado esporte ou atividade física, precisa se sentir à vontade e ser inserida em um ambiente lúdico.

Os pequenos estão passando por diferentes fases de aprendizagem, por isso, os esportes precisam ser orientados por um profissional para que possam realizar os movimentos e desenvolver autonomia.

Quando chegam na fase adulta, estão mais preparadas para todas as tarefas do cotidiano, como trabalhar, tirar carteira de motorista moto e carro, estudar, ter sua própria família e continuar praticando esporte.

É interessante trabalhar diferentes modalidades porque elas possuem diferentes exigências motoras, assim, a própria criança pode escolher o tipo de esporte que mais lhe agrada.

Também é importante destacar que além de melhorar as habilidades e o desempenho físico, essas atividades são muito importantes para a vida social no futuro.

Elas ensinam muito sobre convivência em sociedade, regras e interação. A criança também desenvolve capacidades cognitivas relacionadas à liderança, gestão, planejamento e tomada de decisão.

Impactos na formação de caráter

O esporte tem a capacidade de melhorar a socialização dos indivíduos, independentemente de classe social, gênero ou religião.

Ele estimula uma troca de vivências que enriquecem a vida dos praticantes, desafia limites e ajuda a superar obstáculos.

Todos esses benefícios são importantes para as crianças e adolescentes, mas também melhoram muito a qualidade de vida dos adultos, principalmente daqueles que trabalham o dia todo, como o funcionário de um açougue com defumador de linguiça.

É necessário falar sobre isso porque as pessoas estão vivendo uma rotina cada vez mais corrida e desgastante, onde as pessoas passam o dia todo fora, chegam em casa apenas à noite e mal têm tempo para conviver com a própria família.

Esse ritmo de vida está prejudicando muitos setores pessoais, principalmente a convivência em sociedade, mas a prática de atividades físicas pode mudar essa realidade.

O esporte está presente na sociedade de várias maneiras e em espaços distintos, podendo ser o esporte como lazer, como educação ou como fonte de renda.

Uma de suas maiores contribuições está relacionada à construção de valores, pois pode intervir na realidade da sociedade, demonstrando que na prática de esportes todas as pessoas são iguais.

Os interesses podem ser até diferentes, por exemplo, uma pessoa que está pesquisando sobre fechamento sacada preço e que pratica esporte com outra que quer abrir esse espaço em casa.

Mesmo tendo ideias e interesses diferentes, quando fazem sua atividade física juntas, as pessoas desenvolvem uma troca de valores e compartilham a igualdade.

Ele também representa uma oportunidade de engajamento e levanta discussões sobre os valores e as relações sociais.

Nas quadras e academias, as pessoas estão igualadas em condições e é papel dos profissionais da área ensinar aquilo que é mais saudável.

É importante ensinar que querer ser melhor e mais veloz é necessário, assim como ajudar o outro para que também melhore. Isso mostra que além de contribuir com a formação social e educacional, o esporte também ajuda a formar caráter.

Nesse processo, o papel da escola é instigar os alunos a serem mais cooperativos, a trabalhar em grupo e procurar sempre o melhor, tanto para ele quanto para o próximo.

Isso pode até mesmo abrir oportunidades de trabalho em uma empresa agente de portaria porque o indivíduo está sempre disposto a ajudar o outro a melhorar a si próprio.

Mas um dos maiores destaques para os benefícios trazidos pela prática de esportes é a resiliência, pois os atletas são verdadeiros modelos de superação. Para muitos, a pressão é uma questão autoimposta.

Para lidar com essas condições, o melhor caminho é gerenciar as situações que se apresentam no cotidiano. São pessoas que amadurecem, desenvolvem e fortalecem sua resiliência.

Ao longo do tempo, se tornam mais comprometidas e conseguem alcançar aquilo a que se propõem. Entre os esportistas profissionais é muito comum vê-los sofrer lesões, ter problemas de rendimento e outras doenças.

Mesmo assim, conseguem superar suas dificuldades e alcançar outros propósitos relacionados à vida pessoal, como elaborar um projeto paisagismo jardim pequeno.

Quem pratica esporte e cuida bem da saúde consegue se recuperar facilmente ou simplesmente aprende a lidar com contratempos, e isso prova o quanto o esporte é capaz de aumentar a resiliência.

São pessoas que usufruem de força mental, depois das experiências vividas e elas conseguem resistir, mesmo diante dos momentos mais difíceis. Tudo isso é fruto de aprendizagem, esperança, fé e resiliência.

Uma casa de apoio idoso deve investir na prática de esportes por parte de seus idosos para que possam ter mais qualidade de vida e continuar em um processo de aprendizado que envolve a construção de valores.

Outra prova de todos os benefícios que ele oferece são os atletas com deficiências, que mesmo diante das limitações, conseguem dar o seu melhor e enfrentar desafios.

Considerações finais

Praticar esportes também é uma forma de cuidar da saúde física e mental, além de que favorece muitos outros aprendizados que fazem parte da existência do ser humano, do primeiro ao último dia de vida.

Existem várias modalidades que podem ser trabalhadas por quem gosta de se movimentar. Certamente sempre haverá uma que vai agradar mais e é a partir dela que a pessoa aprende muito sobre convivência social e construção de valores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários:
Guia de Investimento

Publicado por:

Guia de Investimento

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )