Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 15 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Política

Projeto prevê novos critérios para definição de eficiência energética de aparelhos

Pelo texto, que será analisado na Câmara, além dos critérios técnicos, devem ser levados em conta o poder de compra dos consumidores e os efeitos sobre a indústria e a geração de empregos

Redação
Por Redação
Projeto prevê novos critérios para definição de eficiência energética de aparelhos
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputado Mendonça Filho, autor da proposta

O Projeto de Lei 6160/23 determina que a regulamentação sobre a eficiência energética das máquinas e aparelhos deve levar em conta, além de critérios técnicos, o poder de compra dos consumidores e os efeitos sobre a indústria e a geração de empregos. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O objetivo do projeto, segundo seu autor, deputado Mendonça Filho (União-PE), é evitar que a regulamentação retire do mercado os eletrodomésticos mais básicos, que em geral tem menor eficiência energética (consomem mais), prejudicando os consumidores de baixa renda.

Geladeiras O deputado cita o caso das geladeiras e congeladores, recentemente alvo de mudança nas regras de eficiência energética determinada pelo Ministério de Minas de Energia. Os fabricantes alegam que a alteração deve retirar de circulação os aparelhos que custam menos de R$ 5 mil.

Leia Também:

“A busca por eficiência energética, que traz consequências benéficas para o País, não pode ignorar nossa realidade socioeconômica e os impactos sobre a indústria e os empregos, sob pena de produzirmos bens que apenas uma pequena parcela pode adquirir”, disse Mendonça Filho.

Próximos passos O PL 6160/23 será analisado, em caráter conclusivo, nas comissões de Defesa do Consumidor; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários:
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )