Ronaldo Dias do Nascimento enfrenta os desafios da paternidade com uma jornada particular: criar filhos gêmeos, Davi e Samuel, sendo que este último foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Residente em Santos Dumont, MG, Ronaldo, também pai de Ana Clara, sabia que equilibrar o suporte necessário para Samuel sem desvincular os irmãos seria crucial.
A orientação do neuropediatra para inserir Samuel em atividades esportivas, visando ao desenvolvimento social e físico, levou Ronaldo a buscar informações sobre o projeto Esporte Cidadão da Fundação ArcelorMittal. A inscrição dos três filhos proporcionou a Ana Clara, de 10 anos, o vôlei, enquanto os gêmeos, de oito anos, adotaram o futsal.
Em pouco tempo, os três estavam envolvidos em jogos e campeonatos locais, com Samuel mostrando notável progresso. Apesar da resistência inicial às atividades esportivas, ele se adaptou ao esporte, demonstrando uma abordagem interativa e dedicada aos jogos, melhorando sua disciplina, coordenação motora e interação social.
Ronaldo ressalta o impacto positivo do esporte não apenas no condicionamento físico, mas também na saúde mental, responsabilidade e convívio social, constituindo um desenvolvimento integral. O orgulho paterno se estende ao desejo de que seus filhos sejam lembrados na história da Fundação ArcelorMittal, na qual Ronaldo é colaborador em uma usina de Juiz de Fora, como exemplos de participação e aprendizado.
Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!
Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!
Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!