Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 22 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Brinquedos produzidos pelo Sistema Prisional de Minas viram doação no Dia das Crianças

Mais de dez mil brinquedos foram confeccionados pelos detentos

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
/ 846 acessos
Brinquedos produzidos pelo Sistema Prisional de Minas viram doação no Dia das Crianças
Sejusp/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No período de janeiro a setembro deste ano, o sistema prisional de Minas Gerais confeccionou um total de 10.486 brinquedos nas oficinas de marcenaria presentes nas unidades prisionais do estado. Essa produtiva iniciativa, conhecida como "Fábrica da Alegria", visa à ressocialização dos detentos, incentivando a realização de ações positivas e a aproximação com a comunidade.

Hoje, 12 de outubro, data em que se celebra o Dia das Crianças, aproximadamente 6.000 brinquedos estão sendo doados a centenas de crianças assistidas por instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Salinas, no Norte de Minas, a Escola Estadual Coronel Idalino Ribeiro receberá cerca de 300 brinquedos por meio deste projeto. O Coletivo Amor, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), receberá cerca de 400 unidades. Em Teófilo Otoni, uma ação conjunta envolvendo a Polícia Penal e a Polícia Militar fornecerá cerca de 300 brinquedos para as crianças, enquanto na mesma cidade, outras 2.000 unidades serão destinadas a uma igreja envolvida em trabalhos missionários.

Paulo Duarte, Diretor de Trabalho e Produção da Polícia Penal, enfatizou que a "Fábrica da Alegria" vai muito além da mera doação. Ele afirmou: "O projeto envolve sustentabilidade, mudança de paradigmas, conscientização social e ambiental, e, acima de tudo, ajuda ao próximo. É fundamental para a Polícia Penal mostrar às crianças que, a partir de nossas unidades prisionais, também é possível extrair ações positivas. Aqueles sob custódia que trabalham no projeto confeccionam os brinquedos com grande satisfação, e notamos mudanças significativas em seu comportamento."

Leia Também:

Fábrica da Alegria

As oficinas de marcenaria nas unidades prisionais envolvem detentos, que transformam materiais que seriam descartados em brinquedos variados, incluindo carrinhos, berços para bonecas, caminhões, trens e jogos que promovem o raciocínio, bem como a identificação de cores e formas. Todos os materiais usados na produção são recicláveis e doados, incluindo madeira apreendida, paletes danificados, tintas, vernizes e outros itens.

O projeto é realizado em diversas unidades, como o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, a Penitenciária Agostinho de Oliveira Junior, a Penitenciária Francisco Floriano de Paula, o Presídio de Araguari, a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, a Penitenciária de Três Corações, o Presídio de Coronel Fabriciano, o Presídio de Lavras e o Presídio de São Joaquim de Bicas II.

Os materiais utilizados na produção dos brinquedos são provenientes de doações de instituições parceiras e apreensões de madeira realizadas pelo Poder Judiciário e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foram extraídas ilegalmente por criminosos. Além da produção dos objetos, os detentos também são responsáveis pela pintura, acabamento e embalagem dos itens. Como recompensa pelo trabalho, eles têm a oportunidade de remir parte de suas penas, com a redução de um dia na sentença a cada três dias trabalhados.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )