Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Brasil/Mundo

Primeiro grupo de brasileiros repatriados de Israel chega a Brasília

Avião da Força Aérea Brasileira retornou de Israel com 211 brasileiros.

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
/ 224 acessos
Primeiro grupo de brasileiros repatriados de Israel chega a Brasília
Gustavo Magalhães/MRE
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na madrugada desta quarta-feira (11/10), o primeiro grupo de brasileiros repatriados desembarcou na Base Aérea de Brasília. Este contingente inicial foi composto por 211 brasileiros que estavam em Israel.

O resgate foi conduzido por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, uma aeronave do modelo Airbus A330 200. A operação se iniciou no Brasil no último domingo (8/10) e chegou a Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) da terça-feira (10/10). O voo de retorno para o Brasil teve uma duração de aproximadamente 14 horas, aterrissando em Brasília às 4h07.

A primeira passageira a desembarcar do avião ergueu uma bandeira do Brasil, marcando a chegada dos repatriados às 4h28.

Leia Também:

Os 211 repatriados fazem parte do grupo que solicitou assistência do governo brasileiro para retornar ao país. Contudo, mais de 2 mil brasileiros permanecem em Israel, enquanto 50 se encontram na Faixa de Gaza. A escalada de conflitos entre o grupo radical Hamas e Israel desde o último sábado (7/10) gerou a necessidade de evacuação.

Em uma coletiva, o Ministro da Defesa, José Múcio, enfatizou que esse é apenas o primeiro de muitos voos a serem realizados como parte dessa operação e salientou que o Brasil está liderando essa ação. "Algumas pessoas perguntam quantos voos serão. Vamos trazer todos os brasileiros. Estamos trabalhando para levá-los a um lugar seguro, para que possam também voltar em paz para casa."

Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, garantiu que todos os brasileiros na Faixa de Gaza também serão resgatados, apesar das dificuldades na região. "Estamos fazendo uma análise bastante amiúde do resgate do nosso pessoal da Faixa de Gaza. Imaginávamos o Cairo, mas é uma distância muito longe. Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste no Egito. Temos certeza de que traremos todos."

Após passarem por procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados à área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional para se reunirem com suas famílias. Aqueles que residem em outros estados receberão transporte gratuito para seus destinos finais, uma parceria do governo com a Azul Linhas Aéreas.

Por questões de segurança, os nomes dos repatriados não foram divulgados.

Um segundo avião foi enviado para resgatar brasileiros em Israel e fará uma escala em Roma, na Itália, antes de seguir para Tel Aviv, em Israel.

Até o momento, mais de 2 mil brasileiros em Israel solicitaram repatriação desde o início da escalada do conflito no sábado. A Força Aérea Brasileira lançou a Operação Voltando em Paz para garantir o retorno seguro desses cidadãos ao Brasil. Para solicitar repatriação, os brasileiros preencheram um formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que 14 mil brasileiros residem em Israel e 6 mil na Palestina. A maioria deles está fora da área afetada pelos ataques. A operação atual se concentra na repatriação dos cidadãos em Israel, mas medidas estão sendo tomadas para retirar também os brasileiros na Faixa de Gaza. O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, está coordenando a evacuação desses cidadãos, em conjunto com a Embaixada do Brasil no Cairo, devido às condições de segurança na região.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )