Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Presidente e Prefeita Inauguram Viaduto Roza Cabinda em Juiz de Fora

Obra é a Primeira da Cidade a Homenagear uma Mulher, Melhorando a Mobilidade Urbana e Valorizando a História Local

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 63 acessos
Presidente e Prefeita Inauguram Viaduto Roza Cabinda em Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Juiz de Fora celebrou a inauguração do Viaduto Roza Cabinda, localizado na Rua Benjamin Constant e na Avenida Francisco Bernardino, nesta sexta-feira, 28 de junho. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da prefeita Margarida Salomão, além de milhares de cidadãos e diversas autoridades. Este é o primeiro viaduto da cidade a receber o nome de uma mulher e representa uma significativa melhoria viária, eliminando a última interferência da linha férrea entre a Região Leste e o Centro.

Durante a solenidade, o presidente Lula, acompanhado pelos ministros dos Transportes, Renan Filho, da Educação, Camilo Santana, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a ordem de serviço para a recuperação da BR-267, trecho entre Leopoldina e Juiz de Fora, com um investimento de R$ 88,8 milhões. O ministro da Educação também prometeu recursos para a construção de uma nova escola de tempo integral na cidade.

"A presença de vocês aqui, celebrando Roza Cabinda e o novo viaduto, é uma prova de nossa determinação em promover melhorias essenciais para a vida de todos", disse Lula. A prefeita Margarida Salomão destacou a importância histórica do viaduto, que homenageia Roza Cabinda, uma mulher negra e trabalhadora doméstica que lutou por sua liberdade.

Leia Também:

Impacto na Mobilidade e Segurança

O Viaduto Roza Cabinda foi projetado para eliminar a passagem de nível na Rua Benjamin Constant, melhorando o fluxo viário e a pontualidade do transporte coletivo. A proximidade com o Corpo de Bombeiros também acelerará a chegada de socorro em algumas áreas da cidade. Com a nova ligação à Avenida Francisco Bernardino, a conexão ao Morro da Glória e à Cidade Alta será facilitada, finalizando o binário de ligação com a Região Leste e a Avenida Brasil, melhorando o trajeto para a Região Norte.

Além de melhorar a fluidez do trânsito, a obra aumentará a segurança dos pedestres e motoristas, reduzindo o risco de acidentes. A área ao redor do viaduto será urbanizada, com melhorias na acessibilidade, iluminação e travessias de pedestres.

Detalhes da Construção

Com 360 metros de extensão e uma alça de ligação à Avenida Francisco Bernardino, o viaduto foi construído pelo Consórcio Marco XX – Criar, iniciando em 15 de maio de 2023, com um custo total de R$ 19.837.170,56 milhões. A obra foi financiada com 80% de recursos do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e 20% da Prefeitura de Juiz de Fora.

Homenagem a Roza Cabinda

Roza Cabinda, uma mulher escravizada que conquistou sua liberdade em 1873 através da Lei do Ventre Livre, é a homenageada do viaduto. Sua história simboliza a luta contra o racismo e as injustiças sociais, destacando a importância do protagonismo negro na construção de Juiz de Fora e do Brasil.

A Prefeitura de Juiz de Fora, ao nomear o viaduto em sua homenagem, reconhece a contribuição inestimável de Roza Cabinda e de muitos outros na formação da identidade nacional brasileira, reforçando o compromisso com a justiça e igualdade.

Este evento marca um avanço significativo na infraestrutura e um tributo à história de luta e resistência da população negra em Juiz de Fora.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )