Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Prefeita inaugura primeira usina fotovoltaica de Juiz de Fora

Instalação no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio marca avanço em energia sustentável

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 73 acessos
Prefeita inaugura primeira usina fotovoltaica de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na manhã desta quinta-feira, 4, a prefeita Margarida Salomão inaugurou a primeira usina fotovoltaica de Juiz de Fora, dando continuidade às comemorações dos 174 anos da cidade. Em uma cerimônia no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, que reuniu autoridades e imprensa, a prefeita acionou o botão que colocou em funcionamento a nova usina de energia solar.

“A utilização de novas energias é uma prioridade da nossa gestão. Eu quero lembrar a tradição de pioneirismo de Juiz de Fora na área de energia. Aqui se instalou a primeira usina hidrelétrica da América Latina. Nós tivemos luz elétrica nas ruas antes de Nova Iorque. Então nós temos essa vocação”, destacou a prefeita, enfatizando a importância da usina para a produção de energia limpa e renovável no Brasil.

A usina foi instalada na parte externa das arquibancadas do estádio, com 1.758 módulos fotovoltaicos e quatro inversores, capazes de gerar aproximadamente 118 mil kWh/mês. Esta produção energética é suficiente para abastecer cerca de 777 casas populares por um mês. A expectativa é que a usina gere uma economia anual de quase um milhão e meio de reais para os cofres públicos municipais.

Leia Também:

Cidade sustentável

A usina fotovoltaica tem a previsão de gerar 1.420 megawatts-hora ao ano, evitando a emissão de mais de 460 toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de 3.222 árvores. O diretor-presidente da Empav, Richard Tavares, destacou a importância da usina para a gestão eficiente e econômica da cidade: “Esta usina, somada à iluminação pública de LED, tem a capacidade de gerar uma significativa economia financeira ao município, o que nos permite investir em novas frentes de trabalho.”

O uso de energias limpas é uma das metas da Agenda 2030, sendo o sétimo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A Prefeitura de Juiz de Fora continua comprometida em tornar a cidade um lugar melhor para se viver, reduzindo gastos e a emissão de gases nocivos ao meio ambiente com o uso de energia solar.

Compensação ambiental

Para a construção da usina, foi necessária a supressão de árvores no local de instalação das placas. Todos os cortes foram compensados pelo programa “Cultivar o Futuro”, com o plantio de 500 árvores nativas no Parque da Lajinha. O programa “Cultivar o Futuro” segue com plantios semanais em diversas regiões da cidade, tendo já cultivado mais de dez mil árvores desde seu lançamento, em março de 2023.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )