Mais dois encontros de artes urbanas, organizados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e com recursos de emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral, serão realizados no próximo fim de semana. No sábado, 3, o evento será levado à Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira – Benfica), com programação das 14h às 18h, e, no domingo, 4, acontece no vão sob o Viaduto Hélio Fádel Araujo, localizada na Rua Leopoldo Schmidt – Centro, das 9h às 13h.
Com entrada franca e livre para todos os públicos, os encontros terão performances de grafite, apresentação de DJs, capoeira e breaking. Os artistas que integram a programação foram selecionados por meio de edital de credenciamento lançado pela Funalfa:
- Wenderson Marcelino (Zangão) - Slam Master
- Anderson da Silva Rosa - DJ
- Raul Magalhães - Danças Urbanas
- Andressa Cristina da Silva Souza, Gabriel Alvim Toledo e Stain - Grafite
- Alanson Moreira Teixeira Gonçalves, José Dimas de Souza, Marcus Vinicius Xavier de Souza e Pedro Augusto Freitas Ribeiro - Oficina de Capoeira
“Valorizar a arte urbana é multiplicar vozes”, defende a vereadora Tallia Sobral, destacando que a cena artística local é composta por um grupo muito diverso, marcado pela pluralidade de raça, gênero e sexualidade. Ela reforça que a emenda destinada ao segmento busca fortalecer o trabalho de artistas de Juiz de Fora, para que possam continuar produzindo e para que suas poéticas cheguem a cada vez mais pessoas.
Os dois encontros do fim de semana encerram a Agenda Novembro Negro, por meio da qual a Prefeitura de Juiz de Fora, com participação de várias pastas e de entidades parceiras, buscou promover reflexões e demarcar o posicionamento da gestão municipal e da Funalfa contra o racismo estrutural. A programação também buscou reconhecer e valorizar pessoas, instituições e tradições da cultura de matriz africana.
Comentários: