Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Tecnologia

Pontos negativos do chip da Neuralink do Ellon Musk

Alguns pacientes relataram mudanças de personalidade ou expressão da própria sexualidade,

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Pontos negativos do chip da Neuralink do Ellon Musk
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em julho de 2019, Elon Musk, CEO da Space X e da Tesla, apresentou definitivamente como estava o andamento de um de seus projetos mais recentes: a Neuralink. Como nenhuma das ambições do bilionário são medianas, o objetivo do plano é conectar o cérebro dos seres humanos com as máquinas, estreitando a comunicação com robôs em um conceito futurístico. Basicamente, resumindo-se ao implante de um chip ao cérebro humano.

Elon Musk fundou a Neuralink ainda em 2016, na Califórnia, como uma empresa de pesquisa médica, criando chips que podem ajudar pacientes em tratamentos. Em setembro do mesmo ano, os interesses iam além e as coisas ficaram um pouco mais claras, com o executivo explicando o seu desejo de criar uma forma de integrar a inteligência humana com a artificial, literalmente conectando o cérebro ao computador.

Segundo suas próprias palavras, essa simbiose da máquina com o humano ajudaria a democratizar a inteligência artificial, sem se preocupar com alguma "IA ditadora maligna", porque seríamos a IA de forma coletiva, ou seja , ao colocar o chip a pessoa perde parte de sua individualidade em prol de uma coletividade., além dele controlar externamente as emoções do ser humano que o usar, ou seja a pessoa perde parte da noção de si mesmo: noções de identidade, agência, autonomia, autenticidade e consciência de si são obscuras, compactas e opacas, na verdade, sem uma definição muito concreta. Alguns pacientes relataram mudanças de personalidade ou expressão da própria sexualidade, notando que ainda sentem ser eles mesmos, mas ainda assim, diferentes de como eram antes do implante. Certos indivíduos até mesmo tiveram a sensação de que poderiam fazer coisas que não podiam antes, e uma mulher relatou ter se machucado ao tentar levantar uma mesa de bilhar que acreditava ter a capacidade de erguer só com a força física. A alienação de si, quando é benéfica à saúde, até pode ser positiva, mas nem sempre o é. Casos extremos envolvendo tentativas de suicídio não são positivos, é claro, segundo a PLOS One, Cambridge, UTs via Business Insider.

Publicidade

Leia Também:

A questão da Consciência é que a pessoa passa a não ser dono de si mesmo, outro o controla, mesmo que seja a máquina, como por exemplo pode ocorrer dificuldade de tomar decisões sem o uso do chip, sem consultar ¨ele antes¨., como relatou pacientes pesquisados pela entidade descrita acima.

Basicamente, o maior medo de Musk é que a inteligência artificial se torne tão grande a ponto de ofuscar a humana. Em entrevista realizada em novembro do ano passado, Musk afirmou que é importante que a Neuralink resolva esse problema o quanto antes.

O chip neural do tamanho de cinco moedas empilhadas é inserido cirurgicamente sob o crânio e se expande para diferentes áreas do cérebro por meio de milhares de pequenos eletrodos. De acordo com a Neuralink, o procedimento cirúrgico será feito por um robô especialmente desenvolvido para este fim.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )