Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 09 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Minas Gerais

Plantas de cobertura da Epamig em seis regiões de MG

Estudos no outono-inverno avaliam espécies adaptadas para orientar produtores sobre manejo e conservação do solo em Minas Gerais.

Wallace Chagas
Por Wallace Chagas
Plantas de cobertura da Epamig em seis regiões de MG
Maurício Coelho / Epamig
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Epamig pesquisa plantas de cobertura em seis regiões de Minas Gerais para identificar espécies mais adaptadas ao período de outono-inverno. O objetivo é orientar agricultores sobre manejo sustentável, conservação e melhoria das condições do solo.

Avaliação das espécies

As pesquisas analisam dezenas de espécies cultivadas de forma solteira, como braquiária ruziziensis, milheto, capim coracana, crotalária, nabo forrageiro, trigo mourisco e comum, girassol e feijão guandu.

Segundo o pesquisador e coordenador do projeto, Maurício Antônio Coelho, o papel dessas plantas vai muito além da ocupação da área no período de entressafra. Elas ajudam na proteção da superfície, retenção de umidade e melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo.

Publicidade

Leia Também:

Recomendações regionais

“Vamos avaliar, em cada região de Minas Gerais, quais espécies estão mais adaptadas para o cultivo no período de outono-inverno. Assim, poderemos recomendar aos produtores as melhores opções para cada localidade”, explica Coelho.

Com isso, os resultados trarão orientações específicas para cada região, mostrando como essas plantas podem melhorar as condições do solo e beneficiar diretamente as culturas de verão.

Benefícios para a agricultura

Ainda de acordo com o pesquisador, a adoção das plantas de cobertura no outono-inverno garante reflexos positivos no plantio principal:

“Pretendemos indicar quais espécies trazem melhorias reais para o solo, preparando-o para a safra de verão”, afirma.

Apoio e parcerias

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e conta com apoio da Emater-MG, UFMG (ICA/Montes Claros), UFSJ (Campus Sete Lagoas), UFU (Campus Monte Carmelo) e Unipam (Campus Patos de Minas).

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

FONTE/CRÉDITOS: EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Wallace Chagas

Publicado por:

Wallace Chagas

Redator com mais de 10 anos de experiência em marketing de conteúdo e SEO. Especialista na produção de notícias e textos otimizados, com foco em clareza, relevância e performance digital.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR