Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Giro de Notícias

Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia da Criatividade é entregue ao Legislativo de Minas Gerais

Propostas prioritárias para o desenvolvimento da cultura e turismo são apresentadas

Redação
Por Redação
Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia da Criatividade é entregue ao Legislativo de Minas Gerais
Leo Bicalho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na última quarta-feira (14), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, apresentou o Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia da Criatividade. O documento foi entregue aos presidentes das Comissões de Cultura, Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa do estado. Autoridades do executivo estadual e do legislativo estiveram presentes no evento, que aconteceu no Palácio da Liberdade.

O plano, elaborado em conjunto com o Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG), teve início em 2021 e se baseou no Plano Estadual de Cultura, lei estadual nº 22.627, aprovada em 2017. Uma das principais novidades em relação ao documento anterior é a apresentação de propostas de ação prioritárias para cada um dos 17 segmentos representados pelo Consec. Além disso, o plano detalha as prioridades na articulação da cultura com outras áreas de atuação do estado, como a educação e as instituições públicas de ensino superior.

Publicidade

Leia Também:

O objetivo do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia da Criatividade é subsidiar a gestão estadual na aproximação e adequação do desenho do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) ao Plano Estadual de Cultura. Dessa forma, busca-se potencializar a criatividade e a diversidade de expressões culturais, fortalecendo as profissões de artistas e técnicos em Minas Gerais.

O documento entregue traz ações objetivas e concretas, facilitando a transparência e o acompanhamento do plano pela área técnica do estado, pelo legislativo e pela sociedade. Uma das propostas incluídas é a criação de um Observatório de Políticas Públicas de Cultura, que visa mapear as políticas culturais e analisar os investimentos na economia da criatividade, a atuação dos profissionais da área, a geração de empregos, as empresas de base cultural e criativa, além de monitorar mostras, festivais e festejos populares em todo o estado.

Com o Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia da Criatividade, pretende-se incorporar toda a potência da criatividade mineira no planejamento de longo prazo do estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das diversas regiões de Minas Gerais.

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: link do Whatsapp

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )