A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou, nesta quinta-feira, 6 de junho, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas à sociedade civil, entidades e ao Comitê Intersetorial de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. Pelo quarto ano consecutivo, o objetivo do plano é garantir ações emergenciais de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade entre os meses de junho e setembro, período em que o município costuma registrar as temperaturas mais baixas do ano.
A portaria que estabelece o Plano para 2024 será publicada nesta sexta-feira, 7 de junho. A apresentação contou com a participação de representantes das secretarias de Governo, Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde, Mobilidade Urbana e Comunicação Social. O plano permanecerá em vigor até 30 de setembro.
Nesta gestão, a política voltada para a população em situação de rua foi intensificada, com foco na inclusão dessas pessoas no programa Auxílio Moradia, cujo valor foi ampliado duas vezes no atual governo. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, destacou o sucesso das ações. "Podemos acolher todas as pessoas em situação de rua sem a necessidade de abrir espaços emergenciais, fruto de um trabalho bem-sucedido que temos intensificado desde 2021."
Segundo a secretária de Assistência Social, Malu Salim, 200 pessoas em situação de rua foram incluídas no programa Auxílio Moradia, evidenciando o compromisso da administração. O município oferece 350 vagas de acolhimento em casas de passagem, casas 24 horas e hotéis. "Monitoramos diariamente a lotação e necessidade de novas vagas. Desde o início da gestão, humanizamos os espaços e ampliamos o horário das casas de passagem. Agora, os cidadãos podem chegar mais cedo, fazer higiene pessoal, se alimentar e sair por volta das 9h. Temos espaços privativos para casais e unidades preparadas para receber pets e carrinhos de reciclagem", destacou Malu Salim.
A Secretaria de Governo, através da Defesa Civil, monitora as condições de temperatura mínima e sensação térmica. Conforme o decreto, durante o período de vigência do Plano, o município permanece em estado de observação. O estado de atenção é acionado quando as temperaturas tendem a atingir 13,5ºC, alerta a 12ºC, e alerta máximo a 10ºC. Camila Galvão, gerente de gestão de riscos de desastres da Defesa Civil, explicou que "desde o lançamento do Plano de Contingência em 2021, Juiz de Fora se tornou referência para outros municípios na elaboração desse planejamento estratégico."
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.