Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

PJF Lança Plano de Contingência para Baixas Temperaturas em 2024

Ação visa proteger pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios do ano

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 64 acessos
PJF Lança Plano de Contingência para Baixas Temperaturas em 2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou, nesta quinta-feira, 6 de junho, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas à sociedade civil, entidades e ao Comitê Intersetorial de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua. Pelo quarto ano consecutivo, o objetivo do plano é garantir ações emergenciais de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade entre os meses de junho e setembro, período em que o município costuma registrar as temperaturas mais baixas do ano.

A portaria que estabelece o Plano para 2024 será publicada nesta sexta-feira, 7 de junho. A apresentação contou com a participação de representantes das secretarias de Governo, Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde, Mobilidade Urbana e Comunicação Social. O plano permanecerá em vigor até 30 de setembro.

Nesta gestão, a política voltada para a população em situação de rua foi intensificada, com foco na inclusão dessas pessoas no programa Auxílio Moradia, cujo valor foi ampliado duas vezes no atual governo. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, destacou o sucesso das ações. "Podemos acolher todas as pessoas em situação de rua sem a necessidade de abrir espaços emergenciais, fruto de um trabalho bem-sucedido que temos intensificado desde 2021."

Leia Também:

Segundo a secretária de Assistência Social, Malu Salim, 200 pessoas em situação de rua foram incluídas no programa Auxílio Moradia, evidenciando o compromisso da administração. O município oferece 350 vagas de acolhimento em casas de passagem, casas 24 horas e hotéis. "Monitoramos diariamente a lotação e necessidade de novas vagas. Desde o início da gestão, humanizamos os espaços e ampliamos o horário das casas de passagem. Agora, os cidadãos podem chegar mais cedo, fazer higiene pessoal, se alimentar e sair por volta das 9h. Temos espaços privativos para casais e unidades preparadas para receber pets e carrinhos de reciclagem", destacou Malu Salim.

A Secretaria de Governo, através da Defesa Civil, monitora as condições de temperatura mínima e sensação térmica. Conforme o decreto, durante o período de vigência do Plano, o município permanece em estado de observação. O estado de atenção é acionado quando as temperaturas tendem a atingir 13,5ºC, alerta a 12ºC, e alerta máximo a 10ºC. Camila Galvão, gerente de gestão de riscos de desastres da Defesa Civil, explicou que "desde o lançamento do Plano de Contingência em 2021, Juiz de Fora se tornou referência para outros municípios na elaboração desse planejamento estratégico."

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )