A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dará início, em 2024, à implementação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina na rede municipal. Onze profissionais, aprovados no Concurso Público para o Quadro do Magistério Municipal, serão designados para atuar em 17 escolas.
Inicialmente, esses profissionais trabalharão de maneira interdisciplinar em instituições voltadas para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Contudo, de acordo com a gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (DIAE) da Secretaria de Educação (SE), Ana Paula Xavier, a gestão almeja a expansão gradual da proposta. Segundo ela, "Juiz de Fora dá um grande passo na efetivação da proposta do ensino da Libras como parte integrante da grade curricular com a efetivação desses profissionais. A médio e longo prazo, o que se busca é uma rede bilíngue onde a Libras seja, de fato, uma língua viva dentro dos espaços de aprendizagem".
Nesta segunda-feira, 5, ocorreu na sede da SE a primeira reunião com os 11 profissionais efetivados, visando fornecer orientações sobre a proposta e organizar o trabalho. Além dos profissionais de Libras, participaram da atividade os gestores (diretores ou coordenadores) das escolas onde esses profissionais desempenharão suas funções.
Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!