Apesar de muitos trabalhadores desejarem a aposentadoria, o término de uma carreira profissional e a ruptura com o mundo do trabalho, acompanhada do envelhecimento natural do ser humano, traz reflexões sobre a reorganização do tempo e espaço, com alterações na dinâmica familiar e social do indivíduo. Na fase ativa do trabalho a aposentadoria desencadeia a ideia de liberdade, realizações e de desobrigações, enquanto na fase da pós-aposentadoria o trabalhador é, muitas vezes, tomado por sentimento de ociosidade, nostalgia e adoecimento.
Partindo dessa premissa, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciará na próxima terça-feira, dia 9, a edição 2022 do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP). Coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), o objetivo do programa é proporcionar ao servidor um espaço de reflexão para o planejamento de sua aposentadoria. Podem participar do programa, servidores da PJF em condições de se aposentar e já aposentados no decorrer do ano vigente.
Os interessados poderão participar da sensibilização, onde serão realizadas as inscrições para o programa. O evento ocorrerá no Museu Ferroviário, localizado na Av. Brasil, 2001, Centro. A previsão é que sejam realizados encontros quinzenais durante o segundo semestre do ano, liderados pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Subsecretaria de Pessoas da SRH.
O PPAP é dividido em eixos e se dará por meio de palestras, dinâmicas, passeios e apresentações de vídeos durante os encontros A proposta é fornecer informações sobre seus direitos e deveres, auxiliar os servidores quanto ao enfrentamento de mudanças advindas com a aposentadoria no que se refere aos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e financeiros, buscando saúde e qualidade de vida, refletir sobre os projetos de vida, desenvolver ações que busquem novas competências e habilidades, além de descobrir formas de usar o tempo livre e estimular a troca de experiências entre os participantes.
