Representantes da população em situação de rua e LGBTQIAPN+ concluíram com sucesso uma oficina gastronômica gratuita, oferecida pelo curso de Gastronomia da UniAcademia. A iniciativa, parte do projeto "Comida é Ponte," foi firmada entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a instituição de ensino superior, com o objetivo de promover geração de emprego e renda para grupos socialmente marginalizados.
A oficina, que incluiu aulas teóricas e práticas, capacitou os participantes na confecção de massas frescas e comida árabe. Thiago Moreira, assessor de políticas para a população LGBT da SEDH, informou que 26 pessoas foram certificadas na terça-feira, 18, após participarem da oficina nos dias 2 e 27 de abril. "A parceria visa a troca de conhecimento e a abertura de possibilidades de inclusão no mercado de trabalho e no empreendedorismo," destacou.
Jordan Beloto, assessor responsável pelo atendimento à população em situação de rua da SEDH, contou que 13 pessoas desse público participaram da iniciativa. "A ação é fundamental para a geração de renda de parcelas historicamente excluídas do mercado de trabalho formal. Além de ensinar a confeccionar os produtos, o curso proporcionou noções básicas de gestão, capacitando os participantes para transformar a cozinha em um meio de vida. Para a população em situação de rua, o curso fortalece o projeto de inclusão produtiva 'Procê,' que abrirá uma loja para que possam fabricar e vender seus produtos, visando a saída das ruas," explicou.
A professora de Gastronomia da UniAcademia, Mariana Alencar, enfatizou a importância do projeto no resgate da autoestima dos participantes. "Percebemos que cada aluno conclui a oficina com novos planos, seja de cozinhar e empreender ou até mesmo voltar a estudar," revelou.
As oficinas proporcionam uma importante ferramenta de inclusão social, possibilitando que os participantes adquiram habilidades práticas e conhecimentos que podem transformar suas vidas, promovendo a autonomia e a inclusão no mercado de trabalho.