O projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz” entra em uma nova fase na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas. Neste segundo ano de atividades, o trabalho será guiado pela temática do pertencimento racial. A demanda foi apontada pelos próprios professores, durante atividade realizada em novembro de 2022, nas ações do mês da Consciência Negra. O objetivo é ampliar a discussão da questão, despertando a valorização, o reconhecimento e a aceitação das raízes étnicas com o conjunto dos alunos da escola.
Em reunião realizada no último sábado, 1º, os professores se debruçaram sobre estudos de referencial teórico para o desenvolvimento de atividades com vistas à construção do sentimento de pertencimento racial positivo. A formação foi conduzida pela equipe do “Nossa Escola” e propicia o processo de trabalho compartilhado, em que os professores terão papel estratégico no reforço da proposta em sala de aula.
Trabalhar a diversidade de modo a contribuir para a compreensão e o respeito às diferenças – essa é a meta a ser alcançada. Conscientizar para uma cultura de paz, em que a tolerância, a convivência, a aceitação e o reconhecimento sejam precedidos pela história dos povos, abre caminhos para o fortalecimento da autoestima e do empoderamento. Trazer para a educação a devida importância que o pertencimento racial deve ter na vida das crianças é dar-lhes condições de entendimento e a oportunidade de se sentirem aptas a estarem em qualquer situação do exercício social.
A iniciativa vem ao encontro da legislação, que estabelece a inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, e a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". A lei 10.639/2003 altera a lei 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, trazendo a abordagem para dentro de sala de aula, em todo o país, desde então.
O projeto “Nossa Escola” é concebido a partir da lógica da intersetorialidade, alinhado às metas do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania para a construção de uma sociedade mais segura. Juntas, as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE) vêm trabalhando para a melhoria das relações no ambiente escolar e pela construção de uma cultura de paz.