Na última sexta-feira (16/6), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante um casal de despachantes em Ituiutaba, Triângulo Mineiro, sob suspeita de exigir dinheiro de uma vítima após obter a aprovação de uma motocicleta e de um carro em vistoria para transferência. Alegadamente, o valor de R$ 220 seria repassado a um vistoriador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) responsável pelo procedimento.
O trabalhador rural procurou a Delegacia Regional para relatar os fatos e foi nesse momento que a ação policial teve início. Segundo a vítima, os despachantes estavam incessantemente ligando e enviando mensagens cobrando a quantia da suposta propina, alegando irregularidades nos pneus da moto e nos vidros e lacre de placa do carro. Eles afirmavam que os veículos haviam sido aprovados mediante acordo de pagamento.
De acordo com o delegado regional em Ituiutaba, Luiz Antônio Minas, além da cobrança da propina, o casal também reteve os CRLVs dos veículos até que o valor fosse quitado, o que a vítima considerou injustificável, já que afirmava que os veículos estavam em perfeito estado.
No encontro marcado, o trabalhador rural se encontrou com o casal, que forneceu dois recibos à vítima: um para as taxas de transferências e serviços prestados por eles, e outro de R$ 200, claramente identificado como o valor da propina a ser repassado a um vistoriador. Assim que a cobrança da suposta propina foi constatada, a equipe da PCMG prendeu em flagrante o casal.
Os dois despachantes foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de influência, conforme previsto no artigo 332 do Código Penal, com pena de dois a cinco anos de reclusão. Posteriormente, foram encaminhados ao sistema prisional. O delegado regional ressalta que a investigação continua com o objetivo de verificar se o casal praticou esse crime com mais vítimas e se os presos estavam repassando ou iriam repassar valores a vistoriadores.
O delegado Luiz Minas orienta os proprietários de veículos em Ituiutaba e região a não cederem a pagamentos de supostas propinas para obter a aprovação na vistoria. Em casos semelhantes, é importante denunciar às autoridades policiais para que uma investigação adequada possa ser realizada.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp: Para ficar por dentro das principais notícias que movimentam nosso site, participe do nosso grupo no Whatsapp. Clique no link a seguir para ingressar: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw