Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 22 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Parceria leva cursos profissionalizantes a jovens do sistema socioeducativo

Além da capacitação, a iniciativa vai buscar caminhos para o encaminhamento dos adolescentes ao mercado de trabalho.

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 94 acessos
Parceria leva cursos profissionalizantes a jovens do sistema socioeducativo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), está possibilitando o acesso a cursos profissionalizantes para internos do Centro Socioeducativo (CSE) de Juiz de Fora, no bairro Santa Lúcia. Nesta segunda-feira, 6, foi dado início às aulas para a turma de panificação. No próximo dia 21, nova turma começa a aprender técnicas profissionais de pizzaiolo, sendo, ao todo, 20 jovens capacitados. Os cursos, realizados dentro da própria unidade, foram viabilizados por meio de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut, executada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc).
 Além da capacitação, a iniciativa vai buscar caminhos para o encaminhamento dos adolescentes ao mercado de trabalho. A ideia é trabalhar para o aproveitamento da mão de obra habilitada em estabelecimentos de gastronomia da cidade. Todos os alunos que concluírem a etapa serão certificados pelo Senai, um reforço para a retomada da vida após privação de liberdade. 
 A medida carrega a gênese do propósito inclusivo das estratégias de prevenção em segurança, adotadas pela gestão da pasta em Juiz de Fora. Um trabalho marcado pela humanização, pelo respeito e pelo investimento em ações de resgate da cidadania,  cumprindo a meta 25 do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, que estabelece o objetivo de implementar e apoiar políticas para egressos do sistema prisional, visando reinseri-los na sociedade de forma digna, combatendo estigmas e proporcionando novas oportunidades no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. 
 Da mesma forma, o projeto condiz com um dos eixos estruturantes do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Governo Federal, no que diz respeito ao incentivo a políticas cidadãs, que levem em consideração o trabalho e o ensino formal e profissionalizante para presos e egressos. A perspectiva de profissionalização para ressocialização reafirma este empenho, uma vez que fazer segurança também se materializa no esforço continuado de valorização do indivíduo. 
 “Pensamos neste curso como uma forma de dar mais oportunidades a quem a vida já tirou tanto. Pensamos com muito cuidado, com muito carinho e esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros cursos. É um projeto pensado na Prefeitura, que a gente se empenhou em buscar recursos, porque acreditamos no potencial e acreditamos que a oportunidade pode transformar. A reinserção que todos querem passa pelo direito ao trabalho”, afirmou a secretária de Segurança, Letícia Delgado, aos alunos presentes na aula inaugural do curso.
 A diretora de atendimento do CSE, Gabriela Lopes Miranda, destacou a conquista do curso. “Esse é um curso muito esperado pela unidade. Há anos sonhamos trazer esse curso para os internos, foram incontáveis tentativas e agora saiu do papel. É um curso profissionalizante de qualidade, voltado para o mercado de trabalho, que vai permitir aos alunos saírem daqui com diploma”, enfatizou sobre a possibilidade. 
 O diretor-geral da unidade, Emerson Rocha Ferreira, também ressaltou o ineditismo e a porta aberta para um novo futuro. “Essa é uma oportunidade gigantesca na vida de vocês. Muitas pessoas juntam dinheiro ao longo de anos para conseguir financiar um curso desses, para progredir na carreira profissional. A mudança está em nós e só quem tem o poder de mudar a vida de vocês são vocês mesmos. Aproveitem a oportunidade”, incentivou.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Leia Também:

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 
 
 
 
 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )