Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Oito mulheres denunciam assédio sexual na UFJF

Dupla de servidores foi afastada 22 dias depois da denúncia

Redação
Por Redação
Oito mulheres denunciam assédio sexual na UFJF
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em maio, foi registrado o primeiro caso de assédio sexual que teria sido supostamento sofrido por funcionárias terceirizadas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A própria instituição que revelou as informações, em nota encaminhada à imprensa na noite de ontem, 19, depois de informar apenas que a denúncia era apurada em sigilo pela entidade estudantil. Ao menos oito mulheres denunciaram a suposta prática de uma dupla de trabalhadores do quadro efetivo da Universidade.

De acordo com a nota, a UFJF tomou conhecimento da primeira denúncia de violência contra mulheres no dia 23 de maio, por meio da Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas. Inicialmente, as vítimas foram orientadas para que fossem registrados boletins de ocorrência junto à Polícia Civil e para que buscassem serviços de saúde para atendimento e acompanhamento, segundo a Universidade.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado duas semanas depois, por meio da Diretoria de Integridade e Controle Institucional da UFJF, firmando uma comissão com a missão de apurar a denúncia. Apenas no dia 15 de junho, 22 dias após o surgimento do primeiro relato de assédio, a Universidade afastou os servidores denunciados do local de trabalho. “Neste meio tempo, a Ouvidoria Especializada da UFJF seguiu com o acolhimento às mulheres – ao todo, oito se apresentaram oficialmente”, argumenta, em nota.

Leia Também:

A UFJF informou também que agendou uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora e Região – MG (Sinteac), entidade que representa os trabalhadores terceirizados, para esta quarta-feira (20). O encontro foi pedido pelo Sinteac por meio de ofício ainda na segunda-feira (18).

A Universidade disse, também, que “lamenta profundamente a ocorrência de casos de violência contra mulheres”. A UFJF ainda reforçou “seu papel fundamental no enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres, combatendo veementemente qualquer agressão e coibindo e punindo todas as formas de violência de gênero em nossos espaços”.

A denúncia

À Tribuna, o Sinteac revelou, na terça, que oito funcionárias de uma empresa terceirizada que presta serviço à UFJF relataram assédios cometidos por dois trabalhadores do quadro efetivo da Universidade. O sindicato informou que orientou às denunciantes que registrassem boletim de ocorrência, além de ter oferecido apoio psicológico a uma delas, que se mostrava abalada.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) investiga o caso. Já a UFJF, naquela ocasião, informou apenas que “tomou conhecimento da denúncia por meio da ouvidoria especializada da universidade. Foi aberto um processo administrativo disciplinar que já está em andamento e corre em sigilo”.

 
FONTE/CRÉDITOS: Gabriel Silva / Tribuna de Minas
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )