Lavras, cidade localizada na região Sul de Minas Gerais, está prestes a dar início à construção de um novo presídio. O projeto, que contará com 628 vagas, teve sua pedra fundamental lançada nesta sexta-feira (26/5), marcando o início das obras que terão início na próxima semana.
A nova unidade prisional de Lavras será um marco em termos de tecnologia, automação e ressocialização. Resultado de um compromisso firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público e a empresa Vale, o presídio trará benefícios para a segurança da cidade, aumentando o número de policiais penais presentes no município. Além disso, a desativação da atual unidade, situada em área urbana, atenderá a uma demanda antiga da população local.
Inovações e benefícios do novo presídio
O Presídio de Lavras se destaca por sua proposta inovadora, que busca a automação total da abertura e fechamento das celas, peças antivandalismo nos banheiros e um andar superior destinado ao controle e vigilância dos policiais penais, reduzindo o contato dos servidores com os detentos. Outro destaque é o sistema de videomonitoramento nas áreas das celas.
Além disso, a estrutura proporcionará um ambiente propício para atividades de ressocialização e profissionalização dos detentos. Serão construídos galpões de trabalho para empresas, salas de aula, biblioteca, consultório médico e odontológico, além de parlatórios equipados para videochamadas, entre outros recursos.
A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Execução Penal do Ministério Público, Paloma Coutinho Caballido, ressaltou a importância desse projeto inovador e sua capacidade de ampliar as chances de recuperação dos presos. O Ministério Público valoriza a ressocialização dos indivíduos que cometeram crimes, bem como o cumprimento justo da pena.
Execução e entrega em 30 meses
A Vale será responsável pela execução da obra, cujo terreno já foi limpo e a terraplanagem terá início na próxima semana. A previsão é que a construção seja concluída em 30 meses.
O projeto do presídio foi desenvolvido pela Vale em parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Após a conclusão das obras, a administração da unidade ficará a cargo do Governo do Estado, seguindo todas as normas e procedimentos do Departamento Penitenciário de Minas Gerais.
Outra unidade em Poços de Caldas
Além do presídio em Lavras, outra unidade será construída em Poços de Caldas, seguindo o mesmo modelo de parceria entre o Governo do Estado, o Ministério Público e a Vale. Essas iniciativas visam garantir a segurança de servidores, visitantes e presos em sete unidades prisionais próximas a barragens, de forma preventiva. Algumas dessas unidades já foram desativadas, enquanto outras possuem planos de emergência elaborados pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Sejusp.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: Link para o grupo de Whatsapp