Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Número de cirurgias cresce 115% no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora

“O atendimento foi muito bom e a cirurgia foi simples e rápida”, disse o vigilante Bruno Leonardo de Oliveira, submetido a uma vasectomia.,

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Número de cirurgias cresce 115% no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O número de cirurgias realizadas no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, saltou de 771 procedimentos, no ano passado, para 1.657 em 2023, o que significa que a instituição mais que dobrou o atendimento aos usuários do SUS na macrorregião Sudeste.

Esse crescimento contribuiu para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas formada em razão da pandemia da covid-19, minimizar o potencial agravamento de casos e a superlotação da urgência, com benefícios para uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, que também têm acesso aos exames e consultas pré-operatórias no próprio hospital.

Os números marcam a retomada da performance da unidade no período pós-pandêmico e abrangem intervenções nas áreas de cirurgia-geral, urologia, proctologia, procedimentos minimamente invasivos e radiologia intervencionista, assim como refletem o planejamento estratégico que dividiu a produção cirúrgica em duas etapas. A primeira consistiu em um mutirão para a redução da fila de espera existente até 2022. A segunda, na realização dos procedimentos eletivos deste ano.

Publicidade

Leia Também:

Para isso, foram efetuadas aquisições de instrumentais específicos da urologia, além da contratação de um urologista e dois cirurgiões gerais que ampliaram a capacidade do setor, com impacto direto no resultado geral positivo.

Aprovação

O vigilante Bruno Leonardo de Oliveira, de 42 anos, aguardava, há cerca de três anos, para ser submetido a uma vasectomia. Casado há 19 anos, ele decidiu pela cirurgia, mas teve que adiar seus planos em razão da pandemia da covid-19. No HRJP, o procedimento foi realizado 28 dias após sua primeira consulta este ano. “O atendimento foi muito bom e a cirurgia foi simples e rápida”.

O aposentado Valdir Casagrande Nascimento, de 77 anos, conta que, de repente, começou a sentir dores na região das costas. Após receber o diagnóstico de cálculo biliar e acúmulo de gordura no interior das células do fígado, ficou internado por três dias em uma unidade de Pronto Atendimento em Juiz de Fora. Transferido para o HRJP, ele foi submetido à cirurgia para a extração do cálculo e teve alta no dia seguinte.

“O atendimento foi espetacular. O Hospital João Penido é respeitado na cidade. Quem o conhece, o tem como preferência. Todos são atenciosos, dos mais simples aos médicos”, pontua o aposentado.

Engajamento

“Tivemos o engajamento de toda a equipe do bloco cirúrgico, desde a montagem dos mapas até a execução das cirurgias. Outras medidas fundamentais foram o monitoramento da produção pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), o redesenho de fluxos pela gerência assistencial e pelo ambulatório de especialidades, além do direcionamento de uma cardiologista para a realização dos riscos cardiológicos, tornando os exames pré-cirúrgicos mais rápidos”, detalha a enfermeira e gerente assistencial do hospital, Fernanda Rezende.

Ainda segundo a gerente, o HRJP aderiu ao Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas de Minas Gerais, além de cumprir com a pactuação anual dos procedimentos eletivos. Outro fator decisivo para o desempenho registrado pela unidade hospitalar foi a pactuação com a prefeitura municipal de Juiz de Fora, que resultou no levantamento do número de guias represadas durante a pandemia e a realização das cirurgias com tempo de espera de até quatro anos.

Em média, após a primeira consulta, as cirurgias são realizadas no HRJP em um prazo de quatro meses. Em alguns procedimentos, como a vasectomia, por exemplo, o tempo de espera é de 30 dias.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )