O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH) está implementando um novo procedimento para tratar pacientes com anemia falciforme. A técnica, chamada eritrocitaférese, está sendo utilizada para tornar mais rápido, confortável e eficaz o tratamento desses pacientes, que necessitam de transfusões frequentes para manutenção de sua saúde.
A eritrocitaférese permite a troca de hemácias por meio da máquina de aférese. Para os pacientes com anemia falciforme, o procedimento consiste em retirar as células do sangue (eritrócitos) que possuem a hemoglobina alterada (HbS) e repor as hemácias saudáveis ao organismo do paciente por meio de transfusão.
Segundo a médica hematologista e responsável pelo ambulatório de Belo Horizonte, Denise Zouain, essa técnica é especialmente eficaz para os pacientes com anemia falciforme, pois ajuda a prevenir complicações como o acidente vascular cerebral (AVC), uma das consequências da doença.
A hematologista e pediatra Ana Karine Vieira reforça a importância desse avanço para os pacientes mineiros. Ela destaca que a eritrocitaférese permite um tratamento mais efetivo, com transfusões mais espaçadas, o que melhora a qualidade de vida dos pacientes e auxilia na prevenção de complicações graves da doença.
Até o momento, seis pacientes já foram atendidos com o novo procedimento no HBH. Esses pacientes, que já recebiam tratamento manualmente, agora têm acesso a um tratamento mais moderno e confortável.
Para Lucas Pinheiro Pereira, 22 anos, que foi submetido à eritrocitaférese pela primeira vez, o novo procedimento trouxe alívio e esperança. “Sinto-me bem mais aliviado, pois tendo menos hemoglobina S no sangue, as crises de dor diminuem. Só de saber que não vou ficar internado ou debilitado pelas crises de dor, fico mais aliviado e despreocupado para exercer minhas atividades de rotina – trabalho e estudo”, disse.
Outra paciente, Tainá Ferreira Jardim, 15 anos, que se submeteu ao procedimento várias vezes, destaca os benefícios proporcionados pela técnica. “Moro em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, e precisar me deslocar menos vezes para o tratamento já me traz grande conforto, melhorando minha qualidade de vida. Curso o primeiro ano do ensino médio, faço academia e me sinto abraçada pelo carinho da equipe que cuida de mim na Hemominas, desde o diagnóstico do teste do pezinho. Passei minha infância e adolescência no HBH”
O HBH pretende atender 12 pacientes com a eritrocitaférese este ano. O objetivo é proporcionar um tratamento mais eficaz e confortável para os pacientes com anemia falciforme, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo complicações da doença.
A Fundação Hemominas é referência no diagnóstico e tratamento de pacientes com anemia falciforme em Minas Gerais, buscando sempre oferecer os melhores recursos e tecnologias para o cuidado desses pacientes.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.