Alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, no bairro São Bernardo, participaram de atividade voltada para compreensão do conceito de cidadania nesta terça-feira, 9. Noções sobre direitos básicos foram reforçadas durante a atividade lúdica. A dinâmica faz parte das ações do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”, que busca resgatar valores como o respeito e o sentido de coletividade, trabalhar o pertencimento e o protagonismo infantojuvenil, com vistas à prevenção às violências na comunidade escolar.
Dispostos em grupos, os alunos tinham que decidir entre seis imagens representativas de acessos a que “todos nós temos direito” e outras seis imagens referentes ao que “ninguém deve” fazer, sofrer ou se privar. “De modo geral, os grupos chegaram a acordos muito coerentes e semelhantes entre si, o que pode ser entendido como uma unidade orientada pela realidade vivida e senso ético compartilhado pelo conjunto de alunos”, analisou a gerente da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Conceição Medeiros. O exercício ainda propunha a avaliação positiva ou negativa do trabalho, com selo individual fixado à folha da atividade. Todos os votos foram pela aprovação da proposta desenvolvida.
A E. M. Amélia Mascarenhas é uma das escolas contempladas com a expansão do projeto “Nossa Escola” em 2023. Desde o último ano, a cultura de paz vem sendo trabalhada pelo projeto com a rede municipal de ensino. A experiência pioneira implantada na E. M. Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas, obteve destaque entre iniciativas de prevenção à violência de todo o Brasil em 2022, ficando na terceira colocação entre outros 122 projetos. De modo que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recomendou a ampliação da estratégia para outras escolas.
Nascida de uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania e de Educação (SE), a proposta busca o fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz, trabalhando questões relacionadas à cidadania, ao ambiente de paz e à promoção da não violência na escola.
O projeto “Nossa Escola” é concebido a partir da lógica da intersetorialidade, premissa do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania para a construção de uma sociedade mais segura. Sob essa perspectiva, secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE) vêm atuando no fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz, para a promoção de um ambiente de paz e não violência na escola.