Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

“Nossa Escola” trabalha a percepção sobre cidadania com estudantes

O projeto “Nossa Escola” é concebido a partir da lógica da intersetorialidade, premissa do Plano Municipal de Segurança Urbana

Redação
Por Redação
“Nossa Escola” trabalha a percepção sobre cidadania com estudantes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, no bairro São Bernardo, participaram de atividade voltada para compreensão do conceito de cidadania nesta terça-feira, 9. Noções sobre direitos básicos foram reforçadas durante a atividade lúdica. A dinâmica faz parte das ações do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”, que busca resgatar valores como o respeito e o sentido de coletividade, trabalhar o pertencimento e o protagonismo infantojuvenil, com vistas à prevenção às violências na comunidade escolar.
 

Dispostos em grupos, os alunos tinham que decidir entre seis imagens representativas de acessos a que “todos nós temos direito” e outras seis imagens referentes ao que “ninguém deve” fazer, sofrer ou se privar. “De modo geral, os grupos chegaram a acordos muito coerentes e semelhantes entre si, o que pode ser entendido como uma unidade orientada pela realidade vivida e senso ético compartilhado pelo conjunto de alunos”, analisou a gerente da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Conceição Medeiros. O exercício ainda propunha a avaliação positiva ou negativa do trabalho, com selo individual fixado à folha da atividade. Todos os votos foram pela aprovação da proposta desenvolvida. 
 

A E. M. Amélia Mascarenhas é uma das escolas contempladas com a expansão do projeto “Nossa Escola” em 2023. Desde o último ano, a cultura de paz vem sendo trabalhada pelo projeto com a rede municipal de ensino. A experiência pioneira implantada na E. M. Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas, obteve destaque entre iniciativas de prevenção à violência de todo o Brasil em 2022, ficando na terceira colocação entre outros 122 projetos. De modo que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recomendou a ampliação da estratégia para outras escolas.
 

Leia Também:

Nascida de uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania e de Educação (SE), a proposta busca o fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz, trabalhando questões relacionadas à cidadania, ao ambiente de paz e à promoção da não violência  na escola.
 

O projeto “Nossa Escola” é concebido a partir da lógica da intersetorialidade, premissa do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania para a construção de uma sociedade mais segura. Sob essa perspectiva, secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE) vêm atuando no fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz, para a promoção de um ambiente de paz e não violência na escola.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )