Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Nexa apresenta balanço dos simulados de emergência para representantes da Defesa Civil

O objetivo foi acompanhar a apresentação dos resultados do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração

Redação
Por Redação
Nexa apresenta balanço dos simulados de emergência para representantes da Defesa Civil
PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na tarde desta segunda-feira, 8, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou de reunião com representantes da empresa Nexa e com o agente regional da Defesa Civil Estadual. O objetivo foi acompanhar a apresentação dos resultados do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do exercício simulado de validação do documento realizado em bairros da Zona Norte no mês de abril. 

A Defesa Civil acompanhou o processo de planejamento e execução dos simulados, que são exigidos pela legislação vigente (Lei Federal 14.066/2020) como forma de prevenção e de orientar a população. A ação foi realizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das duas barragens administradas pela empresa Nexa: a das pedras e a dos peixes, que estão seguras e regularmente supervisionadas. No total, foram 26 pontos de encontro que registraram a participação de 1.754 moradores. Depois da realização dos simulados, de acordo com relatório da empresa Nexa, 98% dos moradores dos bairros envolvidos disseram estar com uma sensação maior de segurança em relação às barragens. 

O principal objetivo dos simulados foi testar e colocar em prática o sistema de alarmes (sirenes), verificar o tempo de deslocamento das pessoas e a eficácia das sinalizações indicando as rotas de fuga e os pontos de encontro. Antes dos simulados, que aconteceram nos dias 7 e 10 de abril, foram realizadas 16 reuniões da comissão mista, que envolvia participação de líderes de bairro, órgãos de segurança, o Samu, o Corpo de Bombeiros e a PJF. Além disso, foram realizadas orientações porta a porta com 830 famílias, garantindo assim um melhor entendimento sobre as individualidades de cada região.

O agente regional Defesa Civil da 4ª RPM, Jerônimo Santos, participou da reunião representando a Defesa Civil Estadual de Minas Gerais e ressaltou a importância de medidas preventivas como os simulados. “É motivo de muita alegria compreender e entender como funciona o plano de ação de emergência para a barragem de mineração da empresa Nexa e os trabalhos que estão sendo organizados pela Defesa Civil de Juiz de Fora. Isso é muito importante porque leva para a comunidade uma maneira de se comportar em situações de emergência, preservando e protegendo vidas”, afirma. 

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )