O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu um alerta nas redes sociais nesta semana sobre o retorno do chamado “desafio do desmaio”, prática que vem se espalhando entre crianças e adolescentes e que consiste em provocar asfixia por compressão do tórax. O objetivo seria alcançar uma sensação de desmaio momentâneo, mas os riscos são graves.
A médica pediatra e neuropediatra Marcela Damásio, servidora do MPMG, explicou que a prática pode causar inconsciência, danos cerebrais e até morte. Segundo ela, a compressão compromete o fluxo de oxigênio para o cérebro, mesmo que por poucos segundos.
A promotora Graciele Almeida, do CAO-DCA (Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude), lembrou que os participantes do desafio, assim como os incentivadores e até os pais, podem ser responsabilizados judicialmente caso ocorra alguma consequência grave.
A promotora Giovanna Carone, do CAO-Saúde, reforçou a importância do diálogo familiar e da presença ativa dos pais. “Esses desafios podem acarretar problemas graves para a saúde e para o desenvolvimento de adolescentes e crianças”, destacou.
O MPMG também alertou para outras práticas de risco, como o uso inadequado de desodorantes para inalação. A recomendação é que escolas, responsáveis e a sociedade em geral estejam atentos aos sinais e comportamentos dos jovens. Informar é essencial para prevenir tragédias.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .