16 telas em técnicas variadas compõem a primeira exposição individual da artista plástica Lívia Arruda. Denominada “Minas”, a mostra será aberta na próxima sexta-feira, 1º, sexta-feira, às 14h, na Galeria Ruth de Souza, instalada no Teatro Paschoal Carlos Magno, na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja de São Sebastião, no Centro. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos, de segunda a domingo, das 9h às 17h, até o dia 14 do mês de abril.
O nome da exposição é uma brincadeira com Minas enquanto estado político e geográfico e a gíria que faz referência às mulheres. Conforme Lívia, “Minas” aborda o corpo dentro das relações contemporâneas e o impacto do consumo para o meio ambiente. “São reflexões sobre a paradoxal relação humana com forças de dominação e poder, capital e terra. As iconografias trabalhadas buscam a ambiguidade da existência. A produção tem como eixo principal as problemáticas da relação do espaço com o corpo, explorando a visualidade do território íntimo.”
As técnicas utilizadas nos trabalhos incluem pinturas a óleo, nanquim, acrílica, estruturas de tela, tecidos, plataformas analógicas e multimídias. Em suma, o trabalho busca refletir sobre relações, seja com outros indivíduos, seja com a terra que habitamos, ou consigo mesmo.
A artista
Lívia Arruda é juiz-forana e tem 28 anos. É formada em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Design de Moda pelo Centro de Ensino Superior. Tem pós-graduação para especialização em Design de Modas pelo Instituto Europeo di Design. Desenvolve pesquisas acadêmicas voltadas para a interação da indústria cultural com a sociedade e o mercado.
