Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Mobilização no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial em Juiz de Fora

Comunidade se une pela eliminação das subnotificações de casos de racismo

Isadora Benetelli
Por Isadora Benetelli
Mobilização no Dia Internacional Contra a Discriminação Racial em Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quinta-feira, 21 de março, Juiz de Fora se une às celebrações do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, uma data emblemática na luta contra o racismo, criada pela ONU em memória ao "Massacre de Shaperville", ocorrido em 1960 na África do Sul. O evento marcou uma manifestação pacífica de negras e negros contra a lei do apartheid e resultou em um ataque militar que deixou 69 mortos e 189 feridos.

Compromisso da Prefeitura com a promoção dos direitos humanos

A Prefeitura de Juiz de Fora tem consolidado políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial e a eliminação do racismo e da xenofobia. Segundo Jair Eduardo de Lima, assessor de políticas para igualdade racial da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), há um esforço conjunto para mobilizar a comunidade e combater as subnotificações de casos de racismo. Lima destaca a importância de denunciar e buscar justiça diante de casos de racismo institucional e estrutural.

Marco legislativo e planos de ação

Recentemente, a prefeita Margarida Salomão assinou o Estatuto Municipal da Promoção e Igualdade Étnico-Racial do Município de Juiz de Fora (Lei 14.802/2024), construído em colaboração com os movimentos negros locais. O estatuto visa combater a discriminação racial e as desigualdades étnico-raciais, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas.

Leia Também:

Além disso, o "Plano Municipal Juventude Quer Viver: Plano de Prevenção a Violência Contra a Juventude Negra de Juiz de Fora", assinado em novembro de 2022 (Decreto 15.614), integra ações do governo municipal e da sociedade civil. O foco está na equidade social, no enfrentamento ao racismo institucional e na construção de uma política de segurança pública mais humanizada.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Juiz de Fora
Comentários:
Isadora Benetelli

Publicado por:

Isadora Benetelli

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )