Neste sábado, 24 de fevereiro, Minas Gerais se une em uma grande mobilização contra a dengue. Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e apoiada por suas 28 Unidades Regionais de Saúde, a iniciativa denominada "Dia D contra a Dengue" visa intensificar a luta contra o Aedes aegypti, vetor também de zika e chikungunya. Até esta sexta-feira, 23 de fevereiro, 519 municípios mineiros confirmaram participação na campanha "Minas Unida no Combate ao Mosquito".
O Dia D contará com uma série de atividades voltadas à educação e conscientização da população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito. Entre as ações planejadas estão blitze educativas, passeatas, atividades educacionais em escolas, distribuição de material informativo, palestras e visitas domiciliares por agentes de saúde, que vão orientar os moradores sobre como manter suas casas e arredores livres de focos do mosquito.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatiza a importância da participação ativa da população nesta data. “O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade diária de todos nós. Neste Dia D, esperamos mobilizar a comunidade mineira para reforçar a importância de não acumular água parada, além de receber bem os agentes comunitários de endemias em suas residências”, declarou Baccheretti.
Ele também alerta sobre a previsão de um ano recorde de casos de dengue e chikungunya em Minas Gerais e em todo o Brasil, atribuído ao aumento das temperaturas, volume de chuvas e circulação de novos sorotipos do vírus no estado. “É fundamental unirmos esforços para combater o vetor dessas doenças”, destacou.
Informações sobre as atividades programadas para o Dia D, materiais educativos e orientações sobre prevenção a arboviroses estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, incentivando a comunidade a aderir à campanha e contribuir para a redução dos casos no estado.
Comentários: