Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Brasil/Mundo

Minas Gerais destaca avanços na agenda climática durante London Climate Action Week

Vice-governador e equipe participam de debates e compartilham experiências sobre ações climáticas

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 60 acessos
Minas Gerais destaca avanços na agenda climática durante London Climate Action Week
Imprensa MG / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas Gerais protagonizou debates e detalhou os avanços na agenda climática em eventos durante a London Climate Action Week 2024, realizada de 24 a 30 de junho, no Reino Unido. A comitiva mineira, composta pelo vice-governador Professor Mateus, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, e o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco, apresentou os resultados das políticas públicas do Estado e a adesão à campanha Race to Zero, que visa a neutralização das emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Nos primeiros dias do evento, os representantes mineiros participaram de debates e trocaram experiências com lideranças internacionais, buscando soluções para mitigar as mudanças climáticas. O vice-governador destacou a importância de aprender com as práticas globais e afirmou que Minas Gerais está na vanguarda das ações climáticas no Brasil.

“Minas Gerais está correndo na frente, dando alguns dos seus exemplos, mas aprendendo muito aqui em Londres, com quem veio de fora e com quem é daqui, sobre como encarar os desafios das mudanças climáticas ao longo dos próximos anos”, afirmou Professor Mateus. Ele reiterou que o estado continuará avançando rapidamente nas soluções para os problemas do clima.

Leia Também:

Marília Melo destacou o protagonismo de Minas Gerais na agenda climática mundial. “É mais um evento internacional do clima que Minas Gerais é convidado para apresentar suas experiências. Mostramos aqui como estamos avançando nessa agenda e trocamos experiências para que possamos aprimorar, também, as ações que executamos em nosso estado”, avaliou a secretária.

Discussões e Painéis

Na segunda-feira (24), Professor Mateus discursou em um painel com lideranças globais do setor empresarial, discutindo a transição para um futuro resiliente e neutro em emissões. Ele enfatizou a necessidade de colaboração entre os setores público e privado para conduzir o mercado em direção à descarbonização, citando o exemplo de Minas Gerais, que convidou o setor produtivo a endossar o compromisso da descarbonização até 2050.

“Nosso maior orgulho é o compromisso de Minas com a Race to Zero. Somos o primeiro estado subnacional a assiná-lo na América Latina, mas decidimos fazer de uma forma diferente: trouxemos o setor privado conosco”, destacou. Ele mencionou a colaboração com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) como parceiros no compromisso.

Na terça-feira (25), Professor Mateus participou de uma discussão sobre soluções para a infraestrutura em tempos de crise climática, abordando medidas que possam ser implementadas e transferidas entre vários setores para apoiar a Agenda de Adaptação e as metas de neutralidade de emissões líquidas zero. Ele ressaltou a importância de parcerias internacionais e multilaterais, como as que Minas Gerais mantém com França e Reino Unido, para fortalecer as ações climáticas do estado.

Com sua participação ativa na London Climate Action Week, Minas Gerais reafirma seu compromisso com a agenda climática global e busca fortalecer suas políticas e ações para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )